Qualidade de vida, arborização e lazer são os alicerces para a criação da praça Morum Bernardino, que atenderá a população do bairro Jardim Canaã. O empreendimento é viabilizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, e atende a uma demanda dos moradores locais. A praça terá área total de 7.381 metros quadrados (m²), e está situada na avenida Jorge Isaac, entre as ruas Sebastião Rodrigues de Oliveira e Emílio Fad.
O local, cujo nome homenageia um empreendedor libanês que se estabeleceu na cidade em 1921, já passou pela etapa de preparo do terreno, com retirada de grama e terraplanagem. Na fase atual, está sendo feita a infraestrutura da área de lazer. Para a execução do calçamento, que garantirá calçadas e passarelas, serão aplicados 127,73 metros cúbicos (m³) de concreto, garantindo a construção de 1.282,33 m² de pistas internas e externas para caminhadas.
“Essa obra vai representar uma opção de lazer para a população do Canaã. Vamos preservar, em certa medida, a originalidade do espaço mantendo, por exemplo, o campo de futebol existente naquele terreno, e implementaremos novos recursos paisagísticos e de entretenimento aos usuários da praça”, destacou a secretária da pasta, Larissa Espíndula.
O projeto prevê a implantação de 26 bancos de concreto, três pergolados garantindo o sombreamento, playground, área destinada para atividades recreativas, oito rampas de acessibilidade, piso podotátil e seis mesas para jogos como dama e xadrez. A estrutura ainda contará com 13 lixeiras dispostas ao longo da praça.
A iluminação também será atendida dentro da Parceria Público-Privada (PPP) firmada pela Prefeitura com a Engie. A arborização será um dos pontos de destaque, com o plantio de 36 espécies cultivadas no Horto Municipal, entre elas: Cássia imperial, Pau-fava e Jerivá.
Para a execução da obra, o recurso utilizado é oriundo de medida compensatória referente à aprovação de loteamentos e reloteamentos no município.