O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), por meio do Programa Buriti, vai desenvolver uma ação de preservação ambiental em uma propriedade rural do Exército localizada às margens do Ribeirão Bom Jardim, a 19 km de distância da área urbana. O termo de cooperação foi assinado recentemente com o comandante do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada (BI Mec), coronel Régis Ribeiro Andrade. Nesta primeira etapa, será feita a delimitação de uma Área de Preservação Permanente (APP) com cercamento em 2,5 Km e plantio aproximado de 1,5 mil mudas, conforme a avaliação dos técnicos do programa.
O diretor-geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, destacou as ações de preservação do Buriti em Uberlândia que preserva na zona rural da cidade, mais de 6,9 mil hectares e já plantou 501 mil mudas nativas do cerrado. “Estamos muito contentes em celebrar esta parceria com o Exército, para ampliar a área protegida de nascentes em nossa cidade, que resulta diretamente no benefício da água que chega às nossas casas”, disse.
Para o comandante do 36º BI Mec, coronel Régis Ribeiro Andrade, a parceria é muito positiva, uma vez que vai integrar o programa com a preservação ambiental de uma propriedade da instituição utilizada para treinamentos, que conta com uma área de nascente. “Não há desmatamento nessa área, vamos ampliar a proteção e possibilitar à nascente o fluxo de água. Vale destacar que o Exército é amigo do Meio Ambiente”, afirmou.
De acordo com o supervisor do Programa Buriti do Dmae, Masterson Ferreira, nesta etapa inicial da ação do Buriti na propriedade, será feito um estudo da área a ser beneficiada pelo programa. “Em seguida, faremos a delimitação e o respectivo cercamento de uma área de 2,5 Km. O plantio das mudas ocorrerá conforme a necessidade”, explicou.
Programa Buriti
O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação em 2008, já foram realizados 627 mil metros lineares de cerca e o plantio de 501 mil mudas nativas em uma área protegida aproximada de 6,9 mil hectares. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail: programaburitidmae@gmail.com ou pelo número (34) 3233-2564.