Com o compromisso de apoiar, promover, divulgar e fomentar boas práticas tanto no agronegócio quanto na agricultura familiar, a Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub) apoiou, no último sábado (15), a realização de uma oficina organizada pelo programa de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com o tema “Cultivo e extração de corantes naturais, a oficina gratuita e aberta ao público marcou o primeiro dia do workshop “Cores da Esperança” e foi realizada na Fazenda Buriti, sede da fundação.
“Nesses 40 anos de história, a Ferub tem buscado apoiar e desenvolver políticas públicas que levem formação profissional, tecnologia e conhecimento a quem trabalha no campo. Desse modo, apoiamos esse workshop promovido pela UFU, disponibilizando nossa estrutura na Fazenda Buriti, incluindo as plantas e materiais utilizados na extração de corantes naturais”, explicou o diretor-geral da Ferub, Carlos Nazareno.
Durante o evento, os participantes puderam acompanhar o processo de plantio das mudas de urucum e açafrão. Houve ainda uma apresentação dos procedimentos para extração dos corantes naturais dessas plantas e a elaboração de um fitocosmético utilizando esses produtos.