Notícias

AgroLab da prefeitura volta a levar tecnologia a crianças com espaço maker

Projeto foi sucesso no Camaru 2022 e chegou à Semana Multidisciplinar do IFTM nesta semana
17 de outubro de 2022

 Entre os dias 17 e 19 de outubro, o Agrolab, da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), levará mais conhecimento e tecnologia à Semana Multidisciplinar do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), no próprio campus da instituição, em Uberlândia.

Com um espaço maker e tecnologicamente lúdico, estudantes do Ensino Médio do IFTM e mais de 500 alunos dentre as quatro escolas municipais e duas estaduais (confira abaixo), selecionadas pelo Instituto, participam de atividades práticas de criatividade e inovação.

AgroLab da prefeitura volta a levar tecnologia a crianças com espaço maker 1
Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

As ações fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que tem a finalidade de mobilizar crianças e jovens nas importantes pautas tecnológicas. Durante a visita dos estudantes, canetas e impressoras 3D são disponibilizadas, além da maquete Fazendinha 5.0, na qual é recriado um sistema sustentável de geração de energia e produção.

Dessa forma, a Prefeitura por meio da secretaria responsável, viabiliza a reprodução de uma minifazenda, com torres para produção de energia eólica, reserva ambiental, placas de energia solar e gerador de energia à base de água, entre outros. Os alunos podem, inclusive, criar figuras em 3D para habitarem a “Fazendinha 5.0”. O objetivo é fazer com que o participante compreenda o espaço tridimensional e também a força do Agronegócio por meio da tecnologia e da Ciência.

AgroLab da prefeitura volta a levar tecnologia a crianças com espaço maker 2
Foto: Danilo Henriques/ Secretaria de Governo e Comunicação

Durante a visitação, a aluna da rede municipal, Helisama Monteiro, de 13 anos, se encantou com a tecnologia vista no espaço do Agrolab. “Eu amei a maquete da Fazendinha e, principalmente, mexer na caneta 3D fazendo vários desenhos e sabendo o potencial de tudo isso. É muito legal ver de perto as novas tecnologias e saber que elas estão para facilitar a nossa vida”, enfatizou a estudante.

Escolas participantes da Semana Multidisciplinar IFTM

Escola Municipal Professora Josiane França

Escola Municipal Professora Cecy Cardoso Porfírio

Escola Municipal Professor Ladário Teixeira

Escola Municipal Freitas Azevedo

Escola Estadual Mário Porto

Escola Estadual Teotônio Vilela

AgroLab no Camaru 

AgroLab da prefeitura volta a levar tecnologia a crianças com espaço maker 3
Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

O projeto AgroLab reúne informação e experiência imersiva. O espaço conta atividades que demonstram a necessidade da ciência e da tecnologia em prol de resultados de excelência no agronegócio.

O AgroLab foi disponibilizado aos visitantes da 58ª edição da Exposição Agropecuária do Sindicato Rural de Uberlândia, o Camaru 2022. Mais de 56 escolas visitaram o espaço maker da Prefeitura, mostrando a importância do conhecimento para o aprimoramento de tecnologias e aplicação de inovações no dia a dia da agricultura. 

Veja Também