Notícias

Biblioteca Municipal tem atividades especiais em celebração aos seus 82 anos de história

Espaço cultural proporciona diversos setores e projetos para servir a população
17 de outubro de 2022
Divulgação

Em celebração ao aniversário de 82 anos da Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, celebrado neste mês, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo fez uma programação especial para a população. Nos dias 22 e 26 de outubro, os visitantes poderão conferir atividades culturais de estímulo à leitura.

 No próximo sábado (22), das 8h às 12h, toda a população está convidada a participar de uma manhã cultural no Centro Municipal de Cultura. Haverá apresentação teatral, contação de história, malabarismo, doação de livros, visitação ao Ônibus Biblioteca e a Biblioteca Municipal, presença do Palco Móvel e da Banda Municipal. Não é necessário fazer cadastro para participar, pois o evento é aberto ao público.

Já no dia 26, somando às comemorações o Dia Nacional do Livro e o Dia Nacional da Poesia, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove o “Sarau da Biblioteca”. O espaço é dinâmico e aberto para textos, autorais ou não, declamações e apresentações culturais em geral. A ação irá acontecer às 17h30 na Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Um pouco de história

A Biblioteca Municipal foi criada em outubro de 1940 e inaugurada na Sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária localizada na Avenida João Pinheiro. O espaço cultural perpassou, ao longo de sua história, por diversas localidades do município, tendo destaque, em 1976, o prédio da antiga rodoviária.

Nesse mesmo ano, a Biblioteca recebeu um novo nome, que é utilizado até hoje: Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira. Desde 2020, ela se encontra no Centro Municipal de Cultura. Com mais de 40 mil livros em seu acervo, o espaço serve à comunidade com empréstimos gratuitos de obras literárias em geral. Além disso, no local são realizadas várias atividades, como oficinas, palestras, cursos, contação de histórias, exposições e apoio pedagógico.

No quesito acessibilidade, a Biblioteca Municipal disponibiliza a “Sala Incluir”, que promove autonomia e independência de pessoas com deficiências por meio de oficinas, palestras, atividades facilitadoras e que fomentem o acesso e participação de todos.

 Além disso, a Biblioteca é setorizada e proporciona diversos serviços para a população. No “Setor de Empréstimo”, são disponibilizados livros para empréstimo domiciliar mediante cadastro.

Para fazer o cadastro e emprestar livros da Biblioteca Municipal, é preciso apresentar comprovante de residência, RG (Identidade) e CPF. Menores de 18 anos, devem ser acompanhados por um responsável e levar os mesmos documentos (na ausência de RG, a Certidão de Nascimento pode ser usada).

Outro setor importante da Biblioteca é a “Hemeroteca”. É nela que se encontram coleções de jornais, revistas, periódicos e obras em série, mas somente para consulta local. Já o “Espaço Infanto-Juvenil ‘Vovó Caximbó – Maria Inês Mendonça’” é projetado para contação de histórias, lazer e atividades pedagógicas com centenas de livros para crianças e adolescentes. A decoração lúdica compõe um ambiente de alegria e diversão, com móveis da coleção “Bichos Fantásticos” (especificamente projetados para os pequenos) e uma brinquedoteca.

Além desses espaços, a Biblioteca ainda tem a “Sala Uberlândia”, “Setor de Referência”, “Sala Multiuso”, “Sala de Oficinas”, “Cultura Digital” e os projetos “Ler Com Prazer”, “Gelateca”, “Caixa Estante” e o “Ônibus Biblioteca”

Veja Também