Notícias

Prefeitura reforça ampliação de faixa etária para vacinas contra meningite e HPV

Ministério da Saúde inclui meninos de 9 e 10 no esquema vacinal de HPV e adolescentes de 13 e 14 anos para tomarem a vacina meningocócica ACWY (conjugada)
18 de outubro de 2022
Foto: Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Com a nova recomendação do Ministério da Saúde de ampliação das faixas etárias para as vacinas meningocócica ACWY (conjugada) e HPV (papilomavírus humano), a Prefeitura de Uberlândia já está orientando os pais e vacinando o novo público-alvo. A medida visa aumentar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra as doenças em todo o país.

Com a nova recomendação, adolescentes (meninos e meninas), de 13 e 14 anos devem ser imunizados com a vacina meningocócica ACWY (conjugada). Antes, podiam receber a dose apenas jovens de 11 e 12 anos. Esta nova recomendação ocorrerá de forma temporária até junho de 2023.

Já a nova recomendação para HPV é permanente. Meninos e adolescentes de 9 e 10 anos foram incluídos no calendário oficial permanente da vacina contra o papilomavírus humano. Antes, a vacinação era apenas para meninos de 11 a 14 anos. As meninas e adolescentes de 9 a 14 já estão no calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações (PNI) contra o HPV.

“Com a ampliação do público, o objetivo é garantir a proteção nessa fase da vida. A cobertura vacinal das crianças e adolescentes está abaixo da média em todo o país. Atualmente, a cobertura da HPV está em 50%, e da Meningo ACWY em 45%. O ideal era de no mínimo 80%”, pontuou a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia de Oliveira.

Ainda segundo a coordenadora, as equipes das unidades de saúde estão fazendo a busca ativa nas respectivas regiões para identificar quem são as pessoas que devem receber a dose, mesmo assim a adesão segue baixa. “Temos salas de vacina em toda a cidade, algumas com horário estendido, além dos ambulatórios das UAIs que funcionam até as 20h.  Não há desculpa para garantir a dose das vacinas e deixar as crianças e adolescentes desprotegidos contra as doenças”.

Locais de vacinação

O município tem à disposição 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) elas estarão funcionando das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), será das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 20h.  Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) – exceto Morumbi, São Jorge –, também haverá vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 20h.

Clique aqui e confira o endereços das salas de vacinação.

Compartilhe:

Veja Também