Eventos

PPP da iluminação pública moderniza praças no Jardim das Palmeiras, São Jorge e Osvaldo Rezende

Instalação de postes e luminárias de LED reforça economia sustentável e segurança
Fotos: Danilo Henriques - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública atua, nesta semana, na conclusão de melhorias em praças situadas nos bairros Jardim das Palmeiras, São Jorge e Osvaldo Rezende. Na praça Teodora dos Santos, situada entre as ruas dos Cisnes com dos Pombos, são implantados 32 postes exclusivos para Iluminação Pública (IP) e cinco pontos de braço com luminárias, totalizando 37 luminárias de LED na área da praça. Na área verde situada na Rua Xelim, são 11 postes exclusivos de IP e 2 pontos de braço com luminária, totalizando 13 luminárias de LED na área verde. Já na praça José Silvestre da Costa, entre as ruas Itanhandu e João Thomas Rezende com a avenida Paes Leme, a população contará com 16 postes exclusivos de IP, totalizando 16 luminárias de LED no local.

A secretária de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Larissa Espíndula, destaca que o trabalho firmado entre Prefeitura e a empresa Engie, é focado na modernização sustentável e, consequentemente, gera mais segurança e economia à população. “A modernização começou em maio de 2020, prevendo a substituição em todas as vias. São mais de 91 mil pontos de luz mapeados, e já avançamos em mais de 81 mil. Isso é um reflexo da gestão atual no compromisso com melhorias para a população”, afirmou.

O projeto da PPP prevê redução de carga instalada em 8,2 milhões de Watts (W), enquanto a redução no consumo é de 87,17 milhões de quilowatts/hora. Os benefícios recorrem também ambientalmente, com a previsão de 10.984 menos gases do efeito estufa emitidos na atmosfera.

Manutenções

Outro destaque da PPP é a implantação da telegestão que possibilita verificação do comportamento de 25% das luminárias através de interface integrada e online com a CCO, o que traz rapidez na detecção de falhas de equipamentos. Em 2021, foram realizadas 25.067 manutenções. A população pode encaminhar demandas à CCO pelo call center da concessionária, exclusivo para atendimentos de Uberlândia e seus distritos, através do número 0800 006 1739.

Veja Também