Notícias

Procon dá dicas de como se reorganizar financeiramente

Prefeitura reforça que realiza Mutirão Dívida Zero na próxima semana e que cadastro está aberto
20 de outubro de 2022
Secretaria de Governo e Comunicação

O Procon Uberlândia faz um alerta e dá dicas sobre a reorganização financeira para reduzir o endividamento da população. O levantamento mensal realizado pelo Serasa mostra ainda que 42% da população está inadimplente, o que equivale a 67,9 milhões de brasileiros. Para ajudar o consumidor, a Prefeitura de Uberlândia e o Procon realizam o Mutirão Dívida Zero com ofertas de negociação em condições especiais. O Mutirão ocorre nos dias 25, 26 e 27 de outubro na Arena Sabiazinho, das 9h às 17h. Para participar, basta se cadastrar no Portal da Prefeitura (clique AQUI).

É importante que o consumidor siga alguns passos para manter a vida financeira estável. Veja as dicas elaboradas pela Escola Procon, responsável pelas ações de educação para consumo e financeira. O primeiro passo a ser trilhado, segundo a superintendente do Procon, Elisabeth Ribeiro, é a reorganização geral das finanças. Ela aconselha o consumidor a evitar compras no cartão de crédito com parcelamentos a longo prazo; fazer consignados e utilizar o cheque especial. “O mais importante e que deve estar sempre no radar do consumidor é gastar menos do que ganha, conseguindo poupar uma porcentagem do salário e criar uma reserva de emergência”, disse. 

Outra dica do Procon ao consumidor é recorrer ao planejamento financeiro anual, prevendo as dívidas recorrentes anuais; negociar ou quitar as dívidas que possuem taxa de juros mais elevadas e evitar compras por impulso. Seguem alguns passos a serem seguidos que vão auxiliar na reorganização da vida financeira.

O Procon pode auxiliar o consumidor que tiver dificuldade em negociar suas dívidas com fornecedores. A instituição atua nas relações de consumo, realizando atendimentos diários, além de consultas via e-mail, telefone, acompanhamentos de processos e fiscalizações em estabelecimentos. Para obter informações, você pode acessar nossos canais oficiais: Disque Procon 151 (segunda a sexta, das 9h às 17h), Zap da Prefeitura (34 – 3239.2800) e, ainda, registrar reclamações pelo faleprocon.uberlandia.mg.gov.br e consumidor.gov.br (plataforma nacional).

Dicas importantes

Anote os gastos

Mapeie todos os gastos. Separe boletos, carnês ou qualquer tipo de conta. Faça o levantamento dos gastos fixos, das dívidas e se existe previsão futura para novos gastos.

Organize as dívidas no papel

Faça uma lista com cada nome e valor. De um lado, some o total de gastos e do outro, inclua o quanto tem de recebíveis por mês (salário, trabalhos informais, como freelancers, aposentadoria ou outros).

Faça reunião em família

É importante passar por essa etapa com o apoio dos familiares. Se vocês têm gastos divididos ou não, eles podem ajudar a encontrar uma solução em conjunto, além de auxiliar na redução dos custos..

Corte gastos sem necessidade

Evitar gastos como o cafezinho na lanchonete, as promoções que parecem um bom negócio, mas que só contribuem para furar o orçamento. É possível repensar também em pequenas economias domésticas.

Elimine dívidas com juros altos

Você tem uma dívida mais recente, mas que tem juros mais altos que as antigas, então negocie primeiro essa para não virar uma bola de neve. Os juros são os vilões na hora de reorganizar a vida financeira.

Negocie com quem deve

Procure as instituições que você tem débito, como bancos e lojas. Faça uma proposta de negociação e exponha a situação atual. Veja se as condições oferecidas cabem no seu orçamento e faça.

Estabeleça metas

O dinheiro precisa de metas claras para não se perder. Criar o hábito de pesquisar, não comprar por impulso e ter sempre uma reserva para emergências é a maneira mais indicada para entrar nos eixos.

Tire o nome da lista de devedores

Quando negociar seus débitos, procure seu nome nos serviços de proteção ao crédito e certifique-se de que já está fora da lista de negativados, assim o seu nome volta a estar apto para utilização.

Reorganize o orçamento com frequência

De tempos em tempos reveja como estão seus gastos, se aumentaram ou diminuíram e se tem algo que precisa de atenção. Assim é possível se organizar para no mês seguinte e deixar as contas em dia novamente.

Tenha hábitos saudáveis

Crie o hábito de sempre controlar os gastos, além de ser fundamental ter um fundo de emergência para casos inesperados. É necessário sempre estar preparado para trocar o pneu do carro que furou, arcar com os custos de remédios em caso de doença ou fazer aquele reparo inesperado em casa.

Compartilhe:

Veja Também