Notícias

Unidades Básicas de Saúde seguem com programação especial do Outubro Rosa

Intensificação de ações preventivas nas unidades de saúde da Atenção Primária seguem até o fim do mês, mas exames e atendimentos são realizados durante todo o ano
20 de outubro de 2022
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Em conscientização ao movimento Outubro Rosa, campanha alusiva à prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero, as mulheres têm recebido atenção especial por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Desde o início deste mês, diversas ações estão sendo implementadas junto à população feminina nas unidades de saúde da Atenção Primária de Uberlândia com objetivo de despertar cuidados com a saúde e o corpo.

Somam-se às iniciativas comumente disponibilizadas pela Prefeitura ao longo do ano, palestras, marcações e realizações de exames preventivos, mamografias, orientações pertinentes ao autoexame de mama, coleta de citologia, testes de IST, atividades físicas, entre outras ações educativas com equipes multidisciplinares da Secretaria. As atividades acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) das áreas urbana e rural (confira a unidade mais próxima aqui).

“Nosso intuito é mostrar para as mulheres formas de prevenção ao câncer, ou mesmo, de detecção da doença em estágio inicial, o que facilita no tratamento. Com a adoção de certas práticas, podemos obter resultados positivos em prol da saúde de todas. Ressaltando sempre que a atenção com nosso corpo, nosso bem-estar, precisa ser constante”, opinou a coordenadora da atenção primária do setor Central-Norte, Poliana Bonati.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, são realizados entre cerca de 2.500 a 3.000 exames preventivos por mês em todo o município. Para ser atendida e participar das ações de conscientização promovidas pela Secretaria, basta se deslocar até alguma das unidades de saúde da Atenção Primária e se orientar sobre a programação em andamento.

Veja Também