Notícias

UBSF Marta Helena promove ação do Outubro Rosa nesta sexta-feira (21)

Além do exame clínico da mama e coleta do preventivo, programação contou com palestra e apresentação lúdica
21 de outubro de 2022
Foto: Cleiton Borges - Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

A Unidade Básica de Saúde do Marta Helena realizou na manhã desta sexta-feira (21), uma programação especial voltada para o público feminino na sala de espera da unidade. Com o intuito de oferecer mais conhecimento sobre o autoteste, exame preventivo de mamas, uma palestra foi promovida, além de um dia de beleza, agendamento de consultas e exames e uma apresentação lúdica. As atividades fazem parte das ações do movimento Outubro Rosa, campanha alusiva à prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.

“Hoje estamos desenvolvendo, aqui na UBSF Marta Helena, uma ação em comemoração ao Outubro Rosa. Fizemos uma sala de espera, elucidando por meio de palestra a necessidade da prevenção ao câncer de mama. Também utilizamos uma mama de estudo, para que as mulheres presentes pudessem apalpar, tirando, assim, qualquer dúvida em relação ao autoexame. No final, tivemos uma apresentação de dança lúdica”, pontuou a enfermeira da UBSF Marta Helena, Laísa Paula Alves.

UBSF Marta Helena promove ação do Outubro Rosa nesta sexta-feira (21) 1
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, são realizados entre cerca de 2.500 e 3.000 exames preventivos por mês em todo o município. Para ser atendida e participar das ações de conscientização promovidas pela Secretaria, basta se deslocar até alguma das unidades de saúde da Atenção Primária e se orientar sobre a programação em andamento, como fez a estudante Liliane Santos. “Achei muito interessante esse trabalho realizado nos postinhos, estive aqui hoje para conhecer mais sobre o câncer de mama e a prevenção. Obrigada prefeitura”, destacou.

Outubro Rosa

Desde os primeiros dias do mês de outubro, diversas ações estão sendo implementadas junto à população feminina nas unidades de saúde da Atenção Primária de Uberlândia com objetivo de despertar cuidados com a saúde e o corpo.

Mesmo nos outros meses do ano, a Prefeitura de Uberlândia oferece palestras, marcações e realizações de exames preventivos, mamografias, orientações pertinentes ao autoexame de mama, coleta de citologia, testes de IST, atividades físicas, entre outras ações educativas com equipes multidisciplinares da Secretaria. As atividades acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) das áreas urbana e rural (confira a unidade mais próxima aqui).

Veja Também