Notícias

Prefeitura abre celebrações pelos 82 anos da Biblioteca Pública Municipal

Acervo hoje se encontra no Centro Municipal de Cultura e envolve diversas ações para tornar a leitura cada vez mais acessível
22 de outubro de 2022

Nesta segunda-feira (24), a Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira faz aniversário. São 82 anos de uma história que sempre se renova a cada novo leitor que chega. E para celebrar os milhares de leitores conquistados e os que ainda virão, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, iniciou na manhã deste sábado (22) uma programação comemorativa.

No Centro Municipal de Cultura, famílias inteiras puderam compartilhar o amor pelos livros. Das 8h ao meio-dia, a Biblioteca ficou aberta ao público. Na área externa, teve contação de histórias, apresentação da Banda Municipal (que resgatou cantigas populares e trilhas infantis) e espaço para as crianças desenharem.

Prefeitura abre celebrações pelos 82 anos da Biblioteca Pública Municipal 1
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Diversão garantida

Não faltou diversão no playground kids. Nem pipoca ou algodão doce. E claro, livros. Além da Biblioteca, estavam presentes a gelateca e o Ônibus Biblioteca- dois meios que tornam o legado de mais de oito décadas ainda mais acessível à população. Tudo gratuito.

“Incentivo muito a leitura e frequentamos a biblioteca. Fiquei sabendo do evento e viemos. A Prefeitura está de parabéns. Hoje as crianças têm pouco incentivo para a leitura e esses momentos são importantes para eles”, disse Ecitânea Rodrigues, acompanhada de Sofia, de 6 anos, e Pedro, de 8.

Melissa, de 10 anos, foi cantar parabéns para a Biblioteca Público junto da mãe, Priscila Aparecida Campos de Souza. As duas dizem ter adorado a oportunidade de celebrar um espaço que tão bem conhecem. 

Ao menos duas vezes ao mês, esse é o endereço certo para Melissa encontrar seus livros preferidos. “Eu gosto de pegar livros maiores”, conta com orgulho. “Eu gosto de (histórias de) mistério e aventura”, conta.

Comemoração continua

As celebrações continuam na quarta-feira (26), quando haverá o Sarau Literário na Biblioteca. Contemplando também as comemorações pelo Dia Nacional do Livro (29) e o Dia Nacional da Poesia (31), o evento terá inícios às 17h30 com leitura de textos, autorais ou não, declamações e apresentações culturais em geral.

Prefeitura abre celebrações pelos 82 anos da Biblioteca Pública Municipal 2
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Uma história de muitos legados

Criada em 24 de outubro de 1940, a Biblioteca Pública Municipal foi rebatizada com o nome do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira. Depois de passar por outros endereços, o acervo foi instalado no primeiro piso do Centro Municipal de Cultura, no Centro de Uberlândia, em março de 2020.

Nesse local, os mais de 40 mil exemplares estão em uma espaço amplo e moderno, que conta com hemeroteca, sala inclusiva para leitores com deficiência e salas multiuso, de oficinas, de contação de histórias e de acesso à internet, entre outros.

“É de um valor imensurável celebrar 82 anos dentro da comunidade em um espaço que leva cultura, liberdade de criação e possibilidade de viagens através da leitura”, comemora a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs.

Diretora da Biblioteca, Leda Furtado destaca o trabalho da pasta para ampliar o impacto desse espaço na vida dos moradores de Uberlândia.

“82 anos não é para qualquer um, né? Estamos comemorando não só o espaço físico da biblioteca, mas a ligação com quem também não pode vir até aqui. Nós temos o Ônibus Biblioteca, temos em todos os terminais a caixa estante (para pegar o livro e doar), temos a gelateca (que é nossa menina dos olhos e fica aqui no Centro Municipal, de Cultura, no Centro Administrativo Municipal e no Mercado Municipal”, destaca.

Além desses recursos, a Biblioteca Municipal ainda conta com duas sucursais, uma no CEU Shopping Park e outra no bairro Presidente Roosevelt. Para se cadastrar e emprestar livros, basta apresentar comprovantes de residência, documento com foto e CPF. Menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável e podem apresentar certidão de nascimento caso não tenham RG.

Essas recomendações são válidas tanto para a Biblioteca Pública quanto para as sucursais e Ônibus Biblioteca, cujo itinerário é divulgado semanalmente no Portal da Prefeitura de Uberlândia. As iniciativas de caixa estante e gelateca são de livre retiradae doação de livros.

Veja Também