Notícias

Prefeitura prorroga campanha de vacinação contra a pólio até 31 de outubro

Meta definida pelo Ministério da Saúde é alcançar ao menos 95% do público alvo; cidade disponibiliza doses em 74 salas de vacina
24 de outubro de 2022
Divulgação

A Prefeitura de Uberlândia informa que a campanha de vacinação contra a poliomielite está prorrogada até 31 de outubro. A decisão faz parte das estratégias intensificadas por meio da Secretaria Municipal de Saúde para ampliar o alcance da imunização contra o poliovírus selvagem, que tem, entre as consequências, a paralisia infantil. Devido à baixa cobertura vacinal, o vírus pode voltar a circular no país.

A meta definida pelo Ministério da Saúde é atingir ao menos 95% do público alvo, formado por crianças de 1 a menores de 5 anos, mesmo aquelas que estejam com o cartão de vacina em dia. Até o início desta segunda-feira (24), o Município já havia vacinado 83,39%.

A vacina é a única forma de proteção contra a poliomielite. Na Rede Municipal de Saúde, as doses estão disponíveis gratuitamente nas 74 salas de vacina. O Programa Municipal de Imunização ainda conduz ações em escolas municipais.

As salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) atendem das 7h30 às 16h30. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o serviço está disponível das 8h às 18h. Há ainda unidades com o Horário do Trabalhador, que, devido à campanha, foi estendido das 20h para as 21h.  É o caso das unidades dos bairros Brasil e Tocantins e dos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs)- exceto Morumbi e São Jorge.

Além da campanha contra a pólio, a Prefeitura de Uberlândia também segue até o dia 31 de outubro com a campanha de multivacinação, que tem como foco colocar em dia o cartão de vacina de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. Clique aqui para localizar a sala de vacina mais próxima da sua casa.

Veja Também