Notícias

Projeto Pontos que Unem produz 1,3 mil lençóis para unidades da rede municipal de Saúde

Viabilizado pela Prefeitura, o programa proporciona capacitação profissional a detentos da Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga para confecção de roupas de cama
24 de outubro de 2022
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

As unidades hospitalares da rede municipal de saúde receberão a nova remessa de 1,3 mil lençóis produzidos por meio do projeto municipal Pontos que Unem, da Prefeitura de Uberlândia com da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Atualmente, o projeto, que iniciou com a produção de máscaras, está capacitando detentos da Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga para confecção de roupas de cama. 

Ao lado de secretários municipais e autoridades, o Prefeito Odelmo Leão destacou a importância desta parceria. “A entrega desses lençóis é muito importante para a saúde pública da cidade. E, por outro lado, é um grande trabalho de humanização dos detentos, envolvendo a dignidade através da capacitação profissional. Durante a pandemia, este projeto produziu milhares de máscaras, agora os lençóis e estamos ampliando para a produção de absorventes. Ou seja, é um benefício para todos os lados”. 

Projeto Pontos que Unem produz 1,3 mil lençóis para unidades da rede municipal de Saúde 1
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Os lençóis de tecido produzidos foram viabilizados pelas Secretarias Municipais de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil (SMPDDSDC), Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) e Saúde, e serão distribuídos às unidades da rede municipal de Saúde.

Trata-se da segunda remessa de lençóis a serem distribuídos à Rede Municipal de Saúde. A primeira foi de 280 lençóis, em maio deste ano. A previsão é que sejam distribuídas 3 mil roupas de cama pelo projeto.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), Iracema Marques, reforça que o projeto Pontos que Unem é desempenhado com a dedicação de todos. “É uma parceria com várias mãos unidas em que o resultado é sempre satisfatório. O projeto foi criado há dois anos e na época, ao longo da pandemia, contribuiu com a fabricação de máscaras para a rede da saúde. E hoje, contribui novamente. Queria agradecer a nossa equipe, as secretarias envolvidas, a direção da Penitenciária e todas as mãos parceiras”.

Projeto Pontos que Unem produz 1,3 mil lençóis para unidades da rede municipal de Saúde 2
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Durante a cerimônia de entrega, o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado, pontuou as benesses do projeto. “Além de proporcionar um ofício aos presos, este trabalho também reduz significativamente os custos dos municípios que pagariam um valor maior para fabricação ou aquisição destes produtos. Ou seja, o município entra com o maquinário, a matéria-prima, a capacitação, e a Polícia Penal entra com o espaço e mão de obra das pessoas privadas de liberdade que, ao longo do projeto, querem continuar na tarefa a cada entrega de remessa”, destacou.     

Pontos que Unem

Criado em maio de 2020, ainda no início da pandemia da Covid-19, o projeto é uma parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Subsecretaria de Administração Prisional. A colaboração entre as instituições permitiu que os detentos da Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga participassem de uma oficina para aprender a costurar e produzir máscaras para a cidade.

Em 2020 e 2021, o projeto também beneficiou a população de Uberlândia com a fabricação de mais de 70 mil máscaras produzidas pelos reeducandos.

Veja Também