Notícias

Cemepe realiza mostra pedagógica para alunos da Educação Especial de Uberlândia

Programação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, atendeu escolas da rede municipal dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
25 de outubro de 2022

O compromisso com a inclusão escolar e social fez com que a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promovesse, entre os dias 20 e 25 de outubro, a “Mostra Pedagógica da Educação Especial: Ciência, Tecnologia e Acessibilidade”. O evento envolveu todas as escolas municipais de Uberlândia com o objetivo de divulgar e compartilhar saberes e práticas educacionais inclusivas. As atividades, encaminhadas pelas escolas, foram organizadas pela equipe de Educação Especial do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) e integraram aprogramação daSemana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Dentro da semana celebrativa foram desenvolvidas exposições de estratégias didáticas, recursos pedagógicos, de acessibilidade e tecnologia assistiva utilizadas pelos profissionais da Educação Especial no contexto das mediações, intervenções e orientações dos alunos. Na Educação Especial são oferecidos serviços como Atendimento Educacional Especializado (AEE), intérprete de Libras e intérprete educacional, instrutor e professor de Libras, além de profissionais de apoio escolar.

“Foi uma oportunidade de promover acessibilidade ao conhecimento dos alunos da Educação Especial. Foram feitas adequações conforme a especificidade de cada estudante. Na exposição, contamos com a apresentação de recursos tecnológicos e de acessibilidade, além de diversas possibilidades pedagógicas para o trabalho em um contexto inclusivo”, destacou a coordenadora da Educação Especial, Larissa Maciel.

Cemepe realiza mostra pedagógica para alunos da Educação Especial de Uberlândia 1
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Segundo levantamento feito no fim de 2021 pela Secretaria Municipal de Educação, 2,3 mil alunos são atendidos pela Educação Especial. Participam das atividades complementares e/ou suplementares os estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino, conforme a Política Nacional da Educação Especial.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Neste ano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) buscou reforçar a popularização de temas e atividades alusivas à Ciência e Tecnologia. O evento, gratuito, teve como assunto central o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. A programação nas escolas municipais de Uberlândia se estende até o próximo mês de dezembro com a realização de diversas atividades.

Veja Também