Notícias

Equipe de alto rendimento da Futel se prepara para importantes competições de ginástica artística

Torneio Estadual será disputado no UTC, entre 4 e 6 de novembro, e o Torneio Nacional, em Goiânia (GO), entre os dias 15 e 20 do mesmo mês
25 de outubro de 2022

Desde o início do mês, os treinos da equipe de alto rendimento de ginástica artística da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), parceira do Praia Clube, foram intensificados para a disputa de duas importantes competições que ocorrem nas próximas semanas: o Torneio Estadual de Ginástica Artística, que será realizado no UTC, entre os dias 4 e 6 de novembro, e o Torneio Nacional de Ginástica Artística, disputado em Goiânia (GO), entre 15 e 20 de novembro.

A Futel/Praia Clube será representada por 40 atletas (35 no feminino e 5 no masculino) nas categorias base, iniciante, intermediário e avançado. “São duas competições difíceis que devem reunir atletas do mais alto nível. No caso do Torneio Estadual, são esperados cerca de 120 participantes, de seis equipes mineiras. Já o Torneio Nacional deve reunir aproximadamente 560 atletas, representantes de mais de 20 equipes de todo o país”, ressaltou uma das treinadoras da modalidade, a profissional de educação física da Futel, Roberta Souza.

“As crianças e os adolescentes estão bastante focados nas competições e vivem uma excelente fase na modalidade. Por isso, acredito que a Futel/Praia Clube estará entre os destaques de ambas as competições”, completou.

Desde o retorno das competições, após a pandemia, a Futel/Praia Clube participou de três grandes eventos e alcançou bons resultados em todos eles. Em novembro do ano passado, a equipe conquistou três medalhas no Torneio Nacional de Ginástica Artística, disputado em Campo Grande (MS). Em julho, foram 15 medalhas (3 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze) no Campeonato Mineiro de Ginástica Artística, em Belo Horizonte. Já em agosto, obteve o primeiro lugar geral feminino no Campeonato Escolar de Ginástica Artística, ao conquistar 35 medalhas, sendo 16 de ouro, 15 de prata e 4 de bronze. No feminino, foram 20 medalhas (7 de ouro, 9 de prata e 4 de bronze) e no masculino, 15 (9 de ouro e 6 de prata).

Estrutura

Desde 2019, as aulas e os treinos de alto rendimento da ginástica artística da Futel são realizados em um espaço próprio, no Ginásio Dr. Eugênio, no UTC. Para montar essa estrutura, a Prefeitura de Uberlândia investiu mais de R$ 345 mil na aquisição dos novos equipamentos, como paralela assimétrica, barra para treino assimétrica, duas traves de equilíbrio, mesa de salto, argola, paralela masculina, cavalo com alças, cogumelo para treinamento de cavalo com alças, aparelho solo 12 x 12 oficial, colchões de queda, colchões tipo sarneige e trampolins tipo Reuther. Além dos aparelhos, o ginásio Dr. Eugênio foi totalmente revitalizado e adaptado para receber a modalidade, que hoje conta com 320 alunos.

Antes de 2019, as aulas eram oferecidas no bloco G4 do campus de Educação Física desde 1999, por meio de parceria da Futel com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com atendimento máximo de 120 alunos.

Veja Também