Notícias

Outubro Rosa: mamógrafo móvel realiza exames na Penitenciária Pimenta da Veiga

Outubro Rosa: mamógrafo móvel realiza exames na Penitenciária Pimenta da Veiga
25 de outubro de 2022

Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia intensifica as ações de prevenção durante o “Outubro Rosa”, mês de mobilização e conscientização sobre a doença, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade. Além das ações de prevenção nas unidades, o Mamógrafo Móvel está na Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga nesta terça (25) e quarta-feira (26). Serão realizados cerca de 40 exames, atendendo as detentas e profissionais da instituição. 

Outubro Rosa: mamógrafo móvel realiza exames na Penitenciária Pimenta da Veiga 1
Fotos: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Secretaria Municipal de Saúde oferta a mamografia de rastreamento às mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Com a oferta de exames na rede pública, e nos prestadores de serviço, a média de exames realizados por mês é 2.300. Em 2021 foram realizados 27.800 procedimentos, permitindo que não haja fila de espera para realização do exame. Uma realidade que se destaca em relação às outras cidades brasileiras.

Um levantamento do Instituto Avon, em parceria com o Observatório de Oncologia, revela que, em 2021, o Brasil registrou taxa preocupante na cobertura de mamografias. Só 17% das mulheres entre 50 e 69 anos fizeram o exame no país. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) recomenda que mulheres de 40 a 49 anos façam mamografia uma vez ao ano, enquanto o público na faixa etária de 50 a 69 é recomendado a cada dois anos.

Os dados da pesquisa Panorama da Atenção ao Câncer de Mama também mostraram queda em comparação com outros períodos:  redução de 40% na realização de mamografias em 2020 e 18% em 2021, mesmo com a vacina e a retomada de diversas atividades. Em Uberlândia, o serviço não tem fila de espera graças à distribuição do serviço em diversos pontos geográficos, a fim de facilitar o acesso da mulher à mamografia.

“A saúde da população é prioridade, principalmente quando falamos em exames preventivos. A mamografia é de extrema importância para a detecção de um câncer, por isso investimos neste setor, oferecendo cinco prestadores de serviço, além do Mamógrafo Móvel para facilitar ainda mais o acesso aos exames. O resultado das nossas ações é a realização de mais de 20 mil exames por ano e sem fila de espera”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

Cuidados com a saúde da mulher

Além do trabalho de conscientização e prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Uberlândia aproveita o momento de mobilização para desenvolver outras ações focadas na saúde da mulher, como os cuidados para evitar também o câncer de colo de útero.

Todas as unidades de saúde realizarão durante o mês de outubro a intensificação da coleta de citologia (exame Papanicolau), divulgação das ações nos grupos de WhatsApp da unidade e a busca ativa para marcação de consultas de rotina daquelas mulheres que ainda não compareceram na unidade neste ano.  Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Materno Infantil, Poliana Bonati, o trabalho de prevenção ocorre durante todo o ano e é intensificado em outubro.

“Aproveitamos a mobilização nacional para reforçar com todos, inclusive com os profissionais, sobre a importância do diagnóstico precoce. Esses dois procedimentos são muito importantes para todas as mulheres para prevenção de câncer de mama e de colo uterino. Se tivermos o diagnóstico precoce, o tratamento tem maiores chances de sucesso, por isso peço a todas as mulheres que comparecerem às unidades”, observou.

Confira aqui o endereço, telefone e horário de funcionamento das unidades de saúde da rede municipal.

Veja Também