Notícias

Programa Escola Água Cidadã realiza atividades de conscientização durante esta semana

Escolas da rede municipal de Uberlândia, SENAI, UFU e UFV estão entre as instituições que receberão visitas guiadas pelas instalações do Dmae
25 de outubro de 2022

O Programa Escola Água Cidadã (Peac) iniciou, na segunda (24), atividades com foco na conscientização do processo de tratamento de água e esgoto que se estenderão durante toda a semana. Turmas da rede pública do município, da graduação do campus Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do mestrado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conhecerão as estações de tratamento de água (ETA), a estação de tratamento de esgoto (ETE) Uberabinha, o museu da água e a Fazendinha.

Com palestras, jogos e visitas guiadas, as ações do Peac são adaptadas para atender os grupos de acordo com a faixa etária e interesse, como explica o coordenador do Núcleo de Projetos em Educação Ambiental, Claudio Rocha: “Com uma linguagem para cada público, tentamos transmitir efetivamente como acontecem os processos de tratamento de água e esgoto”, diz.

A programação semanal também conta com uma ação de conscientização durante os três dias do Mutirão Dívida Zero, na Arena Sabiazinho, onde a autarquia marcará presença para realizar negociações de desconto sobre encargos.

Peac

Com início em 2003, destacando as ações contra o desperdício de água, e regulamentado em 2015, o Peac integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. Na pandemia, levou o projeto Educação Virtual às casas e retornou às atividades presenciais em setembro de 2021. No primeiro semestre deste ano, mais de 20 mil pessoas já receberam alguma ação de educação do programa. Uma iniciativa fundamental diante dos problemas que o mundo enfrenta hoje, como poluição ambiental, mudanças climáticas e desperdício de água e energia.

Para agendar visitas ou participar das atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br

Compartilhe:

Veja Também