Notícias

Projeto Recomeço ministra palestra sobre “Prevenção à recaída” para comunidades terapêuticas

Desenvolvida nesta terça (25) na comunidade Ser Livre, ação é mais uma entre as que contribuem para a ressocialização dos acolhidos no município
25 de outubro de 2022

Com o intuito de auxiliar na recuperação de dependentes químicos de comunidades terapêuticas parceiras, a Prefeitura de Uberlândia, por meio do Projeto Recomeço, realizou uma palestra, nesta terça-feira (25), na comunidade Ser Livre. Abordando o tema “Prevenção à recaída”, o psicólogo da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, Ricardo Puzzi, ministrou um debate, seguido de alongamentos, com 15 recuperandos da instituição.

O objetivo foi contribuir com o processo de superação de vícios por parte dos acolhidos, além de promover a reinserção social com a conscientização sobre práticas e condutas. “Muitos ficam com medo de recair e acreditam que essa é uma condição inevitável. Então, durante todo o ano, fazemos essas palestras, com temas mensais, com foco na reabilitação das pessoas”, contou Puzzi.

Durante o mês de outubro, a Secretaria buscou desmistificar os mitos e verdades da recaída, abordando as vertentes do processo de recuperação e da importância da mudança de hábito para quem está à procura de novos horizontes. A temática deste mês, assim como ocorre nos demais, foi sugerida pelos próprios participantes das comunidades.

Projeto Recomeço

O projeto Recomeço consiste no desenvolvimento de ações, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e comunidades terapêuticas do município, que potencializam as habilidades pessoais dos assistidos. As atividades complementam o trabalho desenvolvido nas comunidades para resistência ao uso de substâncias psicoativas, além de auxiliarem na reinserção social dos acolhidos.

Compartilhe:

Veja Também