Notícias

Inscrições para candidatos a membros do Conselho Municipal de Política Cultural começa dia 1º

Prefeitura convida agentes culturais e consumidores de cultura interessados em disputar as vagas na composição do mandato biênio 2023/2025
26 de outubro de 2022

Para auxiliar no direcionamento das ações artísticas e contribuir na execução das políticas públicas culturais de Uberlândia, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), convida agentes culturais e consumidores de cultura – residentes no município – para se candidatarem nas vagas que vão compor o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) da cidade. 

Os membros eleitos vão compor a CMPC por dois anos, no biênio 2023/2025. Os interessados devem conferir o Edital SMTC nº 017/2022 (clique aqui), já divulgado no Diário Oficial. As inscrições começam a partir das 12h, desta terça-feira (1º), e encerram-se às 17h do dia 11 de novembro. Os candidatos devem se inscrever por meio do preenchimento do formulário virtual (clique aqui) que já está disponível no Portal da Prefeitura.

As inscrições serão analisadas e homologadas por comissão integrada por membros da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do CMPC, até o dia 18 de novembro de 2022. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail: eleicaocmpcuberlandia22@gmail.com

Os candidatos à membros passarão por eleição organizada pela pasta que selecionará 26 cargos de titular e suplentes, sendo 13 representantes da sociedade civil, distribuídos na representação da área de dança; teatro; música; artesanato e design; audiovisual, comunicação social e cultura digital; artes visuais e histórias em quadrinhos; e literatura, livros e leitura; circo e culturas tradicionais; espaços culturais e produtores culturais independentes; artes e culturas religiosas;     cultura afro-brasileira, etnia indígena, ciganos e outras etnias.

Há também vagas reservadas para representantes de consumidores de cultura, pessoas físicas e entidades privadas, domiciliados nos Distritos ou nas Comunidades Rurais da região de Olhos D’Água, Tenda dos Morenos e loteamento Vila Marielza.

Assembleias de eleição

As Assembleias de eleição vão ser realizadas presencialmente nos dias 21, 22 e 29 de novembro, na Oficina Cultural, localizada na Praça Clarimundo Carneiro, 204.  Os candidatos podem conferir os horários e o setor artístico de cada assembleia, na página 15 do edital publicado (clique aqui).

Sobre a votação

A votação será secreta, realizada em formulário do Google Forms, cujo acesso se dará em equipamento da SMCT disponibilizado na Sala de votação, com link acessível somente no referido equipamento para que os participantes comprovem as condições para votar.

CMPC

O CMPC é um órgão colegiado paritário vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, com caráter permanente, consultivo, deliberativo e orientador. Seu objetivo é institucionalizar a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura. Sua atuação proporciona uma participação da população na elaboração, execução e fiscalização de política cultural.

O grupo é composto por 26 conselheiros titulares, sendo 13 representantes da sociedade civil e a outra metade de membros do poder público (representantes de secretarias municipais, Poder Legislativo, membros do Conservatório de Música Cora Pavan Capparelli, entre outros).

Compartilhe:

Veja Também