Com o objetivo de difundir informações sobre a Doença Falciforme e em alusão ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme (27 de outubro), a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia promoveu nesta semana uma série de ações. A mobilização foi feita pela Rede de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e Outras Hemoglobinopatias com o empenho de toda as equipes nas Unidades de Saúde.
O principal objetivo foi alertar sobre a importância do diagnóstico precoce. Durante segunda (24) e sexta-feira (28), as unidades de saúde da rede municipal realizaram atividades como palestras, salas de espera, oficinas de autocuidado, rodas de conversa, dinâmicas de grupo e esclarecimentos sobre o direito da pessoa com doença falciforme.
A Prefeitura de Uberlândia realiza, desde 1998, o diagnóstico neonatal, por meio do Teste do Pezinho, e atualmente acompanha 319 pacientes no município. Analice Chaves de Araújo Ferreira, assistente social da Secretaria Municipal de Saúde do Programa de Atenção Integral às pessoas com Doença Falciforme, reforça a importância de discutir o assunto, principalmente com profissionais de saúde.
“Muitos adolescentes e adultos não sabem que possuem anemia ou traço falciforme. Assim sendo, estamos conscientizando os profissionais de saúde e também a população para essa enfermidade, sobre a necessidade do diagnóstico, acompanhamento”, pontuou Analice.