Sexta-feira (4) será o último dia do período de inscrições para o uso do Teatro Municipal entre março e maio de 2023. O edital aos interessados em utilizar a área cênica do espaço cultural foi publicado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pode ser conferido no Diário Oficial, juntamente com documentação e formulário virtual.
O edital é destinado a pessoas com mais de 18 anos que queiram submeter propostas de projetos de teatro, dança, música, audiovisual e eventos culturais. Os interessados devem anexar Declaração de Direitos Autorais, certidão negativa de débitos municipais, projeto detalhado de utilização do espaço e comprovante de domicílio dos últimos 90 dias. Os anexos e especificações estão disponíveis no Edital. (Consulte aqui)
A utilização das instalações do Teatro Municipal de Uberlândia está sujeita ao pagamento de preço público pelo uso diário, sendo estabelecidas modalidades relativas às áreas interna e externa, com valores fixos e percentuais sobre a arrecadação da bilheteria. O valor deverá ser pago mediante guia de arrecadação municipal, emitida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo após a realização do espetáculo.
Seleção
A classificação das propostas é feita pela Comissão de Seleção, composta por cinco integrantes, sendo três representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e dois do Conselho Municipal de Política Cultural. Serão analisados: adequação do uso às finalidades estabelecidas no Regulamento do Teatro, disponibilidade de data na agenda de eventos do Teatro (concorrendo entre si as propostas que solicitarem datas em comum), coerência com o espaço físico, expectativa de público, histórico do espetáculo, currículo do grupo e relevância cultural.
Teatro Municipal
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1989, o Teatro Municipal de Uberlândia foi inaugurado em 2012. A área cênica compreende um auditório com cadeiras numeradas e com capacidade para 750 lugares; bem como a área externa, com capacidade para até 20 mil pessoas.
A iluminação e sonorização modernas são atrativos à parte. Nos últimos meses, com o fechamento devido à pandemia, algumas melhorias foram realizadas na estrutura, incluindo: ar-condicionado, gerador de energia, poltronas da plateia, pintura, jardinagem e implantação de melhorias no sistema de pânico e incêndio, seguindo todas exigências do Corpo de Bombeiros. Também foram feitas manutenções no sistema de som e luz e reforma do piso do palco.