Notícias

Futel mantém importantes parcerias com o Uberlândia Esporte Clube

Acordos de cooperação são lembrados na data em que o UEC completa 100 anos de história
1 de novembro de 2022

O Uberlândia Esporte Clube (UEC) completa 100 anos de existência nesta terça-feira (1°), com uma história marcada por conquistas e importantes parcerias. Ao longo deste período, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), tem dado total apoio à equipe, na cessão do Estádio Parque do Sabiá para jogos de competições como o Campeonato Mineiro e o Campeonato Brasileiro, além de manter parcerias nas categorias de base e no futebol feminino.

Um exemplo é o acordo de cooperação firmado com o UEC e com o Esporte Social Uberlândia (Essube) no ano passado, com o objetivo de fortalecer as categorias de base do Uberlândia Esporte Clube. Pela parceria, as equipes de futebol de alto rendimento da Futel e do Essube se tornaram uma só nas categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 e todos os atletas passaram a ficar à disposição do UEC caso sejam chamados para integrar as categorias de base.

A responsabilidade da Futel no acordo é oferecer estrutura adequada para a equipe, o que inclui campos de futebol para jogos e treinos, academia de musculação e fisioterapia. Além disso, é responsável por fornecer profissionais de educação física para atuarem como treinadores da equipe nas categorias sub-11 e sub-13.

Futebol feminino

Outro destaque tem sido a equipe feminina do Uberlândia Esporte Clube, criada recentemente, por meio de uma parceria entre o UEC e a Futel. O time está na semifinal do Campeonato Mineiro de Futebol, primeira competição que disputa. No último sábado (29), a equipe UEC/Futel foi derrotada pelo Cruzeiro, por 3 a 0, pelo primeiro jogo da semifinal, realizado na Vila Olímpica. A segunda partida, em Belo Horizonte, será no domingo (6). 

A responsabilidade da Futel na parceria é integrar profissionais de educação física à comissão técnica e oferecer apoio logístico em treinos e competições. “O Uberlândia Esporte Clube é motivo de grande orgulho para nossa cidade e, por isso, buscamos apoiar a equipe de muitas formas diferentes. Parabenizo o UEC pelo centenário e desejo muitas conquistas para a equipe”, disse o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.

Conquistas

Além das parcerias, a Futel cede o Estádio Parque do Sabiá para jogos do Verdão em importantes competições. O local, inclusive, foi palco da campanha vitoriosa do UEC, que culminou no título inédito da Taça CBF de 1984, principal conquista da equipe até hoje.

Um dos jogadores do time na época era o profissional de educação física da Futel, Mauro Eli (“Maurinho”), hoje treinador de futebol e futsal nas escolinhas do Poliesportivo Tocantins. “Desde a infância eu sonhava em jogar no Uberlândia Esporte Clube e, felizmente, tive a oportunidade de defender a equipe por 17 anos, em um período repleto de conquistas. Hoje, utilizo meu conhecimento e minha experiência para contribuir para que crianças e adolescentes se desenvolvam no futebol e no futsal e busquem uma oportunidade como atletas”, destacou.

O profissional de educação física da Futel e ex-goleiro Moacir Adolfo, hoje supervisor do Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema FIEMG), também estava na equipe na conquista da Taça CBF. “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história centenária e fico muito feliz em ver o clube iniciando novos projetos, que certamente renderão bons frutos”, disse.

Veja Também