Notícias

Prefeitura inicia aplicação de vacina contra a meningite C para novo público a partir desta quinta (3)

Jovens e adultos de 16 a 30 anos deverão ser imunizados, além dos trabalhadores da educação do ensino superior e técnico
1 de novembro de 2022
Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará a aplicação da vacina contra a meningite C para um novo público a partir desta quinta-feira (3): jovens e adultos de 16 a 30 anos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação (do ensino técnico e superior) e estudantes universitários (sem limite de idade). A medida tem como objetivo potencializar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra a doença.

“É de extrema importância que o público-alvo da campanha se vacine, visto que são os maiores portadores e transmissores dessa doença tão grave. Há um alerta epidemiológico no país, que registra um aumento de casos. Em Uberlândia, já tivemos óbitos pela doença neste ano e a vacina é a melhor forma de contermos o avanço da Meningite”, ressalta a coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura, Claubia Oliveira.

O período estabelecido para esta campanha de vacinação é de 3 de novembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023. O município iniciará as imunizações com as doses disponíveis, as quais são distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde. Além do público da campanha, fazem parte da rotina de vacinação contra a doença adolescentes de 11 a menores 15 anos e crianças de 3 e 5 meses (com reforço ao completar 1 ano).

Público alvo da campanha:

· População geral de 16 a 30 anos

· Trabalhadores da saúde acima de 16 anos

· Trabalhadores da educação do Ensino Superior e Técnico (acima de 16 anos)

· Estudantes universitários de escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas (sem limite de idade)

Locais de vacinação

O município tem à disposição 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) elas funcionarão das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), será das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 20h. Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) – exceto Morumbi, São Jorge –, também haverá vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 20h.

Clique aqui e confira os endereços das salas de vacinação.

Veja Também