Nesta terça-feira (1º), os alunos do curso Técnico em Edificações do Senai Uberlândia visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. Eles conheceram as etapas do tratamento de esgoto, como a retirada de resíduos sólidos, ação dos reatores anaeróbicos, flotação, entre outros processos. A iniciativa é uma das ações de educação ambiental do Programa Escola Água Cidadã (Peac), do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
A monitora do Peac, Izabela Perissato, apresentou as diferentes etapas aos estudantes e destacou a importância da conscientização ambiental na visita à estação que recebe cerca de 95% de todo o esgoto coletado em Uberlândia. “Ver na prática todo o processo de tratamento do esgoto, torna a pessoa mais consciente. Com esse conhecimento, as pessoas vão evitar de jogar resíduos na rede de esgoto”, disse.
Para o aluno Lúcio de Sales Monteiro, a visita à ETE ofereceu a possibilidade de entender todo o processo do tratamento de esgoto, desde a retirada de resíduos sólidos como lixo, objetos descartados e areia que chegam na estação pela rede de esgoto até o tratamento físico-químico da matéria orgânica. “A gente passa a ter dimensão do tamanho da estação e do papel que ela tem para o saneamento da cidade. É muito interessante, porque ao mesmo tempo que entendemos o processo, aumenta também a responsabilidade do resíduo que a gente gera”, disse.
Para a professora do curso de edificações, Julie Mello, as visitas do Dmae nas estações são fundamentais para aumentar a conscientização da população. “Nossos alunos ao realizarem projetos, por exemplo, terão uma preocupação maior sobre a geração de esgoto e o seu tratamento, ampliando o conhecimento e a consciência ambiental”, afirmou.
Além da visita monitorada à ETE Uberabinha, o Peac oferece visitas às estações de tratamento de água e ao museu da água na sede do Dmae. O programa oferece também palestras educativas nas escolas e instituições.
Peac
O Programa Escola Água Cidadã integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. A iniciativa começou em 2003, destacando as ações contra o desperdício de água. Foi regulamentado em 2015. Na pandemia, levou o projeto Educação Virtual às casas e retornou as atividades presenciais em setembro de 2021. Cerca de 320 mil pessoas já receberam alguma ação de educação do Peac. Uma iniciativa essencial diante dos problemas que o mundo enfrenta hoje, como poluição ambiental, mudanças climáticas e desperdício de água e energia.
Para agendar visitas ou participar das atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br