Notícias

Futel/Praia Clube disputa Torneio Estadual de Ginástica Artística neste sábado (5)

Competição, aberta ao público, será realizada no UTC, das 7h às 18h
3 de novembro de 2022

A equipe de alto rendimento de ginástica artística da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), parceira do Praia Clube, disputa, neste sábado (5), das 7h às 18h, o Torneio Estadual de Ginástica Artística, no UTC, com a participação de cerca de 120 ginastas, de seis equipes mineiras. Nesta sexta-feira (4), também das 7h às 18h, as equipes farão treinamento e reconhecimento dos aparelhos. O evento é aberto ao público nos dois dias, com entrada pela avenida Cipriano Del Fávero, 741 (Centro).

A Futel/Praia Clube será representada por 40 atletas (35 no feminino e 5 no masculino) nas categorias base, iniciante, intermediário e avançado. “As crianças e os adolescentes estão muito bem preparados para a competição e certamente alcançarão excelentes resultados, até porque hoje a nossa equipe está entre as principais de Minas Gerais”, ressaltou uma das treinadoras da modalidade, a profissional de educação física da Futel, Roberta Souza.

“O Campeonato Estadual serve também como preparação para o Torneio Nacional de Ginástica Artística, que será disputado em Goiânia (GO), entre 15 e 20 deste mês, com a participação de 560 atletas, representantes de mais de 20 equipes de todo o país”, ressaltou.

Resultados recentes

Desde o retorno das competições, após a pandemia, a Futel/Praia Clube participou de três grandes eventos e alcançou bons resultados em todos eles. Em novembro do ano passado, a equipe conquistou três medalhas no Torneio Nacional de Ginástica Artística, disputado em Campo Grande (MS). Em julho, foram 15 medalhas (3 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze) no Campeonato Mineiro de Ginástica Artística, em Belo Horizonte. Já em agosto, obteve o primeiro lugar geral feminino no Campeonato Escolar de Ginástica Artística, ao conquistar 35 medalhas, sendo 16 de ouro, 15 de prata e 4 de bronze. No feminino, foram 20 medalhas (7 de ouro, 9 de prata e 4 de bronze) e no masculino, 15 (9 de ouro e 6 de prata).

Estrutura

Desde 2019, as aulas e os treinos de alto rendimento da ginástica artística da Futel acontecem em um espaço próprio, no Ginásio Dr. Eugênio, no UTC. Para montar essa estrutura, a Prefeitura de Uberlândia investiu mais de R$ 345 mil na aquisição dos novos equipamentos, como paralela assimétrica, barra para treino assimétrica, duas traves de equilíbrio, mesa de salto, argola, paralela masculina, cavalo com alças, cogumelo para treinamento de cavalo com alças, aparelho solo 12 x 12 oficial, colchões de queda, colchões tipo sarneige e trampolins tipo Reuther. Além dos aparelhos, o ginásio Dr. Eugênio foi totalmente revitalizado e adaptado para receber a modalidade, que hoje conta com 320 alunos.

Antes de 2019, as aulas eram oferecidas no bloco G4 do campus de Educação Física desde 1999, através de parceria da Futel com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com atendimento máximo de 120 alunos.

Veja Também