Notícias

Parque do Sabiá comemora 40 anos com programação especial neste domingo (6)

Atividades incluem mega aulão de mix dance, aula de hidroginástica, torneio de beach tennis e jogos da Copa Futel de Base
3 de novembro de 2022

Principal cartão-postal de Uberlândia, o Parque do Sabiá completará 40 anos na próxima segunda-feira (7). Para marcar a data, a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) preparou uma programação especial no domingo (6), com diversas atividades oferecidas gratuitamente à população.

A partir das 8h, serão quatro eventos simultâneos: mega aulão de alongamento e mix dance (no quiosque principal), aula especial de hidroginástica (na piscina semiolímpica), torneio de beach tennis (na Arena Beach Tennis, nas categorias masculino, feminino e misto) e jogos da Copa Futel de Base (no campo sabiazinho). Em seguida, às 10h, haverá apresentação da Banda Municipal no quiosque principal, com repertório formado por jazz, blues, bossa nova e ritmos atuais.

Além da programação especial, o Parque do Sabiá terá piscinas liberadas à população e passeios gratuitos de trenzinho e pedalinho, das 10h às 16h. Já para quem deseja se exercitar, algumas opções são a pista de caminhada, as academias ao ar livre, as quadras poliesportivas e a Arena Park (formada por quatro quadras de areia).

Também são excelentes opções de lazer o Mundo da Criança (parque infantil que conta com mais de 60 brinquedos), o Zoológico Municipal (aberto das 8h às 17h, com entrada permitida até as 16h) e as áreas à margem da pista de caminhada, ideais para piqueniques.

Parque do Sabiá

Com uma área de 1.850.000 m², que abrange um bosque de 350.000 m² de área verde, o Parque do Sabiá começou a ser construído em dezembro de 1977, na administração do prefeito Virgílio Galassi e inaugurado em 7 de novembro de 1982.

Ao longo desses 40 anos de existência, o Parque do Sabiá, passou por inúmeras transformações e hoje proporciona aos seus frequentadores de forma gratuita, diversas opções para prática de atividades esportivas, de lazer e qualidade de vida.

Nesses últimos anos, a gestão do prefeito Odelmo Leão promoveu diversas melhorias no Parque do Sabiá, o que tornou o local ainda mais atrativo para todas as faixas etárias. Dentre os investimentos estão as construções de espaços como o Jardim Sabiá (projeto paisagístico com 9,5 mil metros quadrados), a Arena Beach Tennis (com quatro quadras de beach tennis e uma de peteca), dez banheiros, quatro quiosques para a venda de alimentos e bebidas, um fraldário no Mundo da Criança, três novas portarias (Santa Mônica, Mundo da Criança e Jardim Sabiá), além da instalação de 186 câmeras de segurança (todas com imagens em HD e infravermelho) e a revitalização de diversos espaços (como banheiros, academias ao ar livre, Arena Park e o Mundo da Criança).

Também foram implantados novos projetos, como a Bike Noturna (com a liberação do Parque do Sabiá para ciclistas de segunda a sexta-feira, das 20h30 às 23h), o UdiBike Parques (que empresta bicicletas de uso coletivo aos frequentadores do Parque do Sabiá, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h) e a Bike do Bem (que oferece a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida passeios gratuitos em três bicicletas adaptadas, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados, das 9h às 12h).

Outro destaque é o Espaço Saúde, que disponibiliza importantes serviços à população, como aferição da pressão, pesagem, oximetria, exame de glicemia e orientações gerais para a prática de atividades físicas. Conta, ainda, com atendimento feito pela base móvel de saúde, que funciona no Parque do Sabiá aos fins de semana e feriados, com profissional de enfermagem de plantão e viatura com enfermeiro e condutor socorrista. O local funciona doze horas por dia (das 8h às 20h aos sábados e das 6h à 18h aos domingos e feriados), por meio de um acordo de cooperação firmado entre a Futel e a Udicor Gestão em Saúde.

Fique ligado!

Comemoração ao aniversário de 40 anos do Parque do Sabiá

Domingo (6)

8h – Torneio de beach tennis (Arena Beach Tennis)

8h – Mega aulão de alongamento e mix dance (Quiosque principal)

8h – Aula especial de hidroginástica (Piscina semiolímpica)

8h – Copa Futel de Base (Campo Sabiazinho)

10h – Apresentação da Banda Municipal (Quiosque principal)

Veja Também