Notícias

Uberlândia sedia evento da raça mangalarga marchador

Prefeito Odelmo Leão participou da abertura do campeonato no Parque de Exposições Camaru
3 de novembro de 2022

 O prefeito Odelmo Leão participou nesta quinta-feira (3) da abertura do 36º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida FORTEVET (CBM). O evento é considerado o maior exclusivamente voltado para a raça mangalarga marchador e tem o objetivo de revelar os animais de destaque no andamento da Marcha Batida. O campeonato reúne animais de todo o Brasil e acontece até o próximo domingo (6) no Parque de Exposições do Camaru.

“É uma honra para Uberlândia receber este evento tão importante da raça mangalarga marchador com tantos produtores e demais profissionais. É um setor muito unido e que pode sempre contar com nossa cidade”, disse o prefeito Odelmo Leão.

O CBM tem o apoio da Prefeitura de Uberlândia e do Sindicato Rural de Uberlândia. O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Triângulo Mineiro. Anualmente o campeonato evolui no padrão de organização e no conforto para os criadores e admiradores da raça. Em Uberlândia ele reuniu 492 animais inscritos e 200 expositores de 13 estados brasileiros.

Para a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, o CBM em Uberlândia reforça o potencial da região do Triângulo Mineiro na criação da raça. “Realizar este evento no Triângulo Mineiro amplia a possibilidade de enfocarmos ainda mais as aptidões do mangalarga marchador, um cavalo multifuncional que serve para a lida na fazenda como aliado para o homem do campo”, disse.

Durante todo o Campeonato o Camaru estará com seus portões abertos para receber gratuitamente os visitantes. A organização do evento estima que cerca de 40 mil pessoas visitem o espaço durante estes dias.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, a realização do campeonato é de extrema relevância econômica para Uberlândia. “O Sindicato não mediu esforços para viabilizar sua execução. Entendemos que o acontecimento garantirá, no período de sua realização, significativo aumento na demanda da rede hoteleira e gastronômica, além da indústria logística, entre outras”, destacou.

<strong>Uberlândia sedia evento da raça mangalarga marchador</strong> 1
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Para o presidente do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Triângulo Mineiro, André Luiz Alves dos Santos, o evento será uma grande festa. “É uma honra Uberlândia ter sido reconhecida como sede deste tão importante acontecimento”, afirmou.

Criação no Triângulo Mineiro

Com mais de dois séculos de história, o mangalarga marchador é uma raça de cavalos tipicamente brasileira que surgiu no sul de Minas Gerais pelo cruzamento de cavalos da raça alter, vindos da Coudelaria de Alter Chão em Portugal com éguas da região mineira. De acordo com a ABCCMM, Minas Gerais ocupa a primeira colocação na quantidade de animais e criadores no Brasil. Ao todo, são 323 mil cabeças, quase a metade do plantel nacional. Deste total, o Triângulo Mineiro possui cerca de 10 mil animais e 460 criadores.

Veja Também