A sexta-feira (4) foi bastante movimentada para a equipe de ginástica artística da Futel/Praia Clube, com os últimos treinos para o Torneio Estadual de Ginástica Artística e trabalhos de reconhecimento dos aparelhos. A equipe será representada por 40 ginastas (35 no feminino e 5 no masculino) nas categorias base, iniciante, intermediário e avançado.
“Os nossos ginastas estão muito bem preparados para a competição e temos a expectativa de que vamos conquistar ótimos resultados, até porque hoje a nossa equipe está entre as principais de Minas Gerais”, disse uma das treinadoras da modalidade, a profissional de educação física da Futel, Roberta Souza.
O Torneio Estadual de Ginástica Artística terá a participação de aproximadamente 120 ginastas, de seis equipes mineiras, e acontecerá no ginásio Dr. Eugênio, no U.T.C, neste sábado (5), das 7h às 18h. A entrada será aberta ao público pela portaria da avenida Cipriano Del Fávero, 741 (Centro). O torneio terá participação das equipes: Futel/Praia Clube, Diamonds, Bravo (as três de Uberlândia), UFMG e CT Amigos do Esporte (os dois de Belo Horizonte) e Prefeitura de Lagoa Santa.
“O Campeonato Estadual serve também como preparação para o Torneio Nacional de Ginástica Artística, que será disputado em Goiânia (GO), entre 15 e 20 deste mês, com a participação de 560 atletas, representantes de mais de 20 equipes de todo o país”, concluiu a treinadora da Futel.
Estrutura
Desde 2019, as aulas e os treinos de alto rendimento da ginástica artística da Futel acontecem em um espaço próprio, no Ginásio Dr. Eugênio, no UTC. Para montar essa estrutura, a Prefeitura de Uberlândia investiu mais de R$ 345 mil na aquisição dos novos equipamentos, como paralela assimétrica, barra para treino assimétrica, duas traves de equilíbrio, mesa de salto, argola, paralela masculina, cavalo com alças, cogumelo para treinamento de cavalo com alças, aparelho solo 12 x 12 oficial, colchões de queda, colchões tipo sarneige e trampolins tipo Reuther. Além dos aparelhos, o ginásio Dr. Eugênio foi totalmente revitalizado e adaptado para receber a modalidade, que hoje conta com 320 alunos.