Notícias

Equipe Futel/Praia Clube se destaca no Torneio Estadual de Ginástica Artística

5 de novembro de 2022

A equipe Futel/Praia Clube se destacou no Torneio Estadual de Ginástica Artística, neste sábado (5), diante de um público que lotou as arquibancadas do ginásio Dr. Eugênio, no UTC.  No período da manhã a equipe ficou com a primeira colocação geral na categoria base, com 11 medalhas de ouro, 7 de prata e 6 de bronze. O pódio teve a Diamond de Uberlândia em segundo e a UFMG na terceira colocação. Já nas categorias intermediário e avançado, no período da tarde, a equipe Futel/Praia Clube ficou em segundo lugar no geral com 21 medalhas de ouro, 13 de prata e 8 de bronze. A equipe Bravo de Uberlândia ficou em primeiro lugar geral e a UFMG em terceiro. O torneio promovido pela Federação Mineira de Ginástica Artística teve a participação de seis equipes.

Para Maria Raquel Borges, profissional de educação física e coordenadora da ginástica artística da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), a competição foi importante e mostrou que os ginastas estão bem preparados para disputar as próximas competições. “Nossos atletas se apresentaram bem neste torneio que teve a participação de mais de 100 ginastas de seis equipes mineiras. No período da manhã nossas crianças da base e iniciação fizeram apresentações de solo e salto e à tarde os atletas do intermediário e avançado passaram por todos os aparelhos. Sem dúvida foi um evento de bom nível técnico”, destacou.

O diretor geral da Futel, Edson Zanatta, que participou da solenidade de abertura, também falou sobre o Torneio Estadual. “Foi muito bonito ver as crianças e adolescentes se apresentando e muito bom ver as arquibancadas do ginásio recebendo um grande número de pessoas. Tivemos pais, mães, avôs, avós, irmãos, tios, todos assistindo e torcendo pelas crianças. Foi sem dúvida um evento muito bom. Estão todos de parabéns”, disse Zanatta.   

O Torneio Estadual teve como objetivo preparar e classificar os atletas para o Torneio Nacional de Ginástica Artística, que será disputado em Goiânia, entre 15 e 20 deste mês, com a participação de 560 atletas, representantes de mais de 20 equipes de todo o país.

Estrutura

Desde 2019, as aulas e os treinos de alto rendimento da ginástica artística da Futel acontecem em um espaço próprio, no Ginásio Dr. Eugênio, no UTC. Para montar essa estrutura, a Prefeitura de Uberlândia investiu mais de R$ 345 mil na aquisição dos novos equipamentos, como paralela assimétrica, barra para treino assimétrica, duas traves de equilíbrio, mesa de salto, argola, paralela masculina, cavalo com alças, cogumelo para treinamento de cavalo com alças, aparelho solo 12 x 12 oficial, colchões de queda, colchões tipo sarneige e trampolins tipo Reuther. Além dos aparelhos, o ginásio Dr. Eugênio foi totalmente revitalizado e adaptado para receber a modalidade, que hoje conta com 320 alunos.

Veja Também