Notícias

Aniversário de 40 anos do Parque do Sabiá é celebrado com diversas atividades esportivas e de qualidade de vida

Atividades gratuitas realizadas neste domingo (6), contaram com a participação de um grande número de pessoas
6 de novembro de 2022
Cleiton Borges - Secom/PMU

Considerado o principal cartão postal de Uberlândia, o Parque do Sabiá completa 40 nesta segunda-feira (7), mas para marcar a data, a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) promoveu neste domingo (6) diversos eventos esportivos e de qualidade de vida gratuitos, que contaram com a participação de um grande número de pessoas. 

A Arena Beach Tennis foi o cenário de um torneio amistoso de beach tennis, que contou com a participação de 10 duplas, que foram premiadas com uma medalha comemorativa ao aniversário do parque. A quadra de peteca recebeu jogos de duplas masculinas. Na piscina semiolímpica aconteceu uma aula especial de hidroginástica, enquanto no quiosque principal, houve uma animada aula de mix dance. Também no quiosque a Banda Municipal se apresentou com um repertório especial, que teve no encerramento o tradicional ‘Parabéns pra Você’, acompanhado pelos aplausos do público.

A Copa Futel de Base 100 Anos do Uberlândia Esporte Clube foi outro evento realizado neste domingo, no campo Sabiazinho, com participação de equipes sub-11 e sub-13 da Futel e da Prefeitura de Capinópolis.

Representando o prefeito Odelmo Leão, o vice-prefeito Paulo Sérgio Ferreira destacou a importância do Parque do Sabiá. “É o espaço preferido da população, porque oferece inúmeras opções para prática de esportes e atividades de qualidade de vida, além de ser um lugar que encanta por sua beleza. Nunca vi o Parque tão bem cuidado e tão frequentado como está atualmente. Oferecer estruturas de qualidade para o bem-estar da população é uma das prioridades do nosso prefeito Odelmo Leão”, disse Paulo Sérgio.

O diretor geral da Futel, Edson Zanatta, também falou sobre os 40 anos do principal cartão postal de Uberlândia. “O nosso Parque do Sabiá chega ao seu aniversário de 40 anos totalmente revitalizado e com diversas ampliações e novos benefícios para as pessoas que passam diariamente por aqui. Seguimos aqui a linha de gestão do nosso prefeito Odelmo Leão, que faz questão absoluta, que os espaços públicos sejam de qualidade para receber toda a população e visitantes de outras cidades”, disse.

<strong>Aniversário de 40 anos do Parque do Sabiá é celebrado com diversas atividades esportivas e de qualidade de vida</strong> 1

Espaço democrático

Durante a apresentação da Banda Municipal, a professora, Midian de Sousa Silva, falou sobre a importância do Parque do Sabiá. “Venho quase todos os dias e vejo as inúmeras opções que este local oferece às pessoas. Aqui podemos fazer diversas atividades físicas, mas é possível descansar também. O parque é sem dúvida nenhuma um espaço muito democrático, que recebe e oferece muita coisa boa para todas as pessoas. Parabéns por esses 40 anos e parabéns para a Prefeitura de Uberlândia por cuidar tão bem deste espaço”, disse a moradora do bairro Santa Maria.

Parque do Sabiá

Com uma área de 1.850.000 m², que abrange um bosque de 350.000 m² de área verde, o Parque do Sabiá começou a ser construído em dezembro de 1977, na administração do prefeito Virgílio Galassi e inaugurado em 7 de novembro de 1982. De acordo com pessoas que participaram da construção, a denominação Parque do Sabiá se deu pelo fato de o local possuir uma grande quantidade de ninhos dessa espécie de pássaro.

Ao longo desses 40 anos de existência, o Parque do Sabiá passou por inúmeras transformações e hoje proporciona aos seus frequentadores de forma gratuita, diversas opções para prática de atividades esportivas, de lazer e qualidade de vida.

Nesses últimos anos, a gestão do prefeito Odelmo Leão promoveu diversas melhorias no Parque do Sabiá, o que tornou o local ainda mais atrativo para todas as faixas etárias. Dentre os investimentos estão as construções de espaços como o Jardim Sabiá (projeto paisagístico com 9,5 mil metros quadrados), a Arena Beach Tennis (com quatro quadras de beach tennis e uma de peteca), dez banheiros, quatro quiosques para a venda de alimentos e bebidas, um fraldário no Mundo da Criança, três novas portarias (Santa Mônica, Mundo da Criança e Jardim Sabiá), além da instalação de 186 câmeras de segurança (todas com imagens em HD e infravermelho) e a revitalização de diversos espaços (como banheiros, academias ao ar livre, Arena Park  e o Mundo da Criança).

Também foram implantados novos projetos, como a Bike Noturna (com a liberação do Parque do Sabiá para ciclistas de segunda a sexta-feira, das 20h30 às 23h), o Udi Bike Parques (que empresta bicicletas de uso coletivo aos frequentadores do Parque do Sabiá, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h) e a Bike do Bem (que oferece a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida passeios gratuitos em três bicicletas adaptadas, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados, das 9h às 12h).

Outro destaque é o Espaço Saúde, que disponibiliza importantes serviços à população, como aferição da pressão, pesagem, oximetria, exame de glicemia e orientações gerais para a prática de atividades físicas. Conta, ainda, com atendimento feito pela base móvel de saúde, que funciona no Parque do Sabiá aos fins de semana e feriados, com profissional de enfermagem de plantão e viatura com enfermeiro e condutor socorrista. O local funciona doze horas por dia (das 8h às 20h aos sábados e das 6h à 18h aos domingos e feriados), por meio de um acordo de cooperação firmado entre a Futel e a Udicor Gestão em Saúde.

Veja Também