Por meio de uma iniciativa que busca promover qualificação profissional a detentas, a Prefeitura de Uberlândia levou, nesta segunda-feira (7), o Ônibus Meu Ofício para a oferta de três cursos profissionalizantes na Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga. As capacitações, oferecidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), visam possibilitar uma melhor reinserção social das detentas e foram disponibilizadas a partir de uma demanda do presídio para os públicos feminino e LGBTQIAPN+.
Até o próximo dia 25 de novembro, serão ministrados na penitenciária, com aulas teóricas e práticas, os cursos de design de sobrancelhas, depilação com linha e manicure e pedicure. Nesta primeira semana, 12 alunas, pertencentes à ala LGBTQIAPN+, participarão das aulas de design de sobrancelhas e depilação com linha. Já as detentas da ala feminina terão aulas de depilação com linha e manicure e pedicure.
“Buscamos aplicar conhecimentos práticos para que, assim que elas retomem a vida em sociedade, possam ter uma experiência profissional que as capacitem para ter uma geração de renda”, destacou a secretária da Sedesth, Iracema Marques.
Após a conclusão dos cursos, as participantes receberão um certificado atestando a proficiência nas respectivas capacitações. “Vimos nessa parceria com a prefeitura a oportunidade de contribuir com a qualificação profissional de nossas detentas. Esperamos que as participantes possam agregar conhecimento e que isso reflita na conduta pessoal e profissional de todas”, contou o diretor de humanização do atendimento da penitenciária, Leandro Melazzo.