Notícias

Caravana de Prevenção às Drogas visita o distrito de Cruzeiro dos Peixotos

Diversas atividades educativas e culturais foram desenvolvidas nesta quarta-feira (9)
9 de novembro de 2022

A Caravana de Prevenção às Drogas esteve na Escola Municipal José Marra da Fonseca, no distrito de Cruzeiro dos Peixotos, nesta quarta-feira (9). De forma lúdica e interativa, as atividades serviram para conscientizar os alunos sobre os perigos do álcool e outras drogas, além de motivar os estudantes a terem uma vida mais saudável. A Caravana é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e teve como tema “Cultura e Paz”.

As atividades da Caravana promovem a prática de hábitos saudáveis, visando a qualidade de vida e as perspectivas de futuro. O programa é itinerante e as atividades têm a proposta de envolver a comunidade escolar com atividades lúdicas e pedagógicas, oficinas culturais, teatros e bate-papos interativos e leves. Desta forma, potencializam-se os fatores de proteção e busca-se minimizar os fatores de risco ao uso de entorpecentes, aliado a reflexões sobre projetos de vida e combates à vulnerabilidade dos estudantes. Na escola Afrânio Rodrigues, ocorreram o Papo Legal e oficinas lúdicas.

“A atividade de hoje foi muito boa e diversa. Aprendemos várias danças e fomos inspirados pelo professor. E no bate-papo a gente desabafou os nossos sentimentos”, destacou o aluno do 9° ano, Samuel de Oliveira Silva.

Caravana de Prevenção às Drogas visita o distrito de Cruzeiro dos Peixotos 1
Foto: Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil

“Receber a Caravana em nossa escola foi algo muito importante. O tema drogas e álcool sempre desperta curiosidade junto aos alunos e devemos sempre alertá-los sobre os riscos e a importância de se manterem longe desses produtos”, disse a diretora da unidade, Iara Maria de Souza.

Para o professor de matemática, Cleiton Dias Mendes, a presença da Caravana de Prevenção às Drogas na escola tem um importante papel: “A relevância dos projetos é sentida na vida cotidiana dos alunos, pois a partir de experiências divididas, eles partem para a vivência social”, disse.  

Caravana de Prevenção às Drogas

A Caravana é desenvolvida pela Secretaria de Prevenção às Drogas e promove a prática de hábitos saudáveis, visando a qualidade de vida e as perspectivas de futuro. O programa é itinerante e as atividades têm a proposta de envolver a comunidade escolar com atividades lúdicas e pedagógicas, oficinas culturais, teatros e bate-papos interativos e leves. Assim, aumentam substancialmente os fatores de proteção e busca-se minimizar os riscos ao uso/abuso de entorpecentes. Tudo isto aliado a reflexões sobre projetos de vida e combates à vulnerabilidade dos estudantes.

De acordo com o coordenador da Secretaria de Prevenção, Cleiton Rocha dos Santos (Kakko), unir trabalhos de secretarias diferentes, porém com o mesmo foco. “Este tipo de união é muito favorável para todos. É um trabalho em equipe com diversos aspectos positivos”, disse ao destacar a parceria entre as três secretarias municipais envolvidas.

Caravana atende diversos locais

A Caravana de Prevenção às Drogas é um projeto que visita gratuitamente escolas públicas e particulares de Uberlândia. As atividades podem ser solicitadas pelo telefone 3239.2736 ou pelo e-mail: diretoriadeprevencaoasdrogras@uberlandia.mg.gov.br.

Veja Também