O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) substituiu, nos primeiros dez meses deste ano, 30.584 hidrômetros em Uberlândia. Até dezembro, a autarquia planeja fazer a troca de 35 mil medidores na cidade. A substituição atende a portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que prevê a verificação ou substituição dos medidores com sete anos ou mais de uso.
A cidade conta com um parque de hidrômetros com mais de 202 mil medidores instalados em imóveis residenciais, comerciais e industriais. A substituição já alcançou 87% do previsto, realizada nos bairros dos cinco setores de Uberlândia. Em outubro, a troca ocorreu nos bairros Cidade Jardim, Jardim das Palmeiras, Guarani, Mansões Aeroporto, Marta Helena, Nossa Senhora das Graças e Residencial Gramado. Neste mês de novembro, a substituição ocorrerá nos bairros Bom Jesus e Martins.
O coordenador do núcleo de hidrometria do Dmae, José Augusto Alves da Silva, destacou que a troca está seguindo o cronograma planejado e até o fim do ano a meta será alcançada. Ele também lembrou que a substituição tem caráter preventivo e garante a precisão do consumo nas residências, comércios e indústrias. “Esta iniciativa é positiva, uma vez que atende a portaria do Inmetro, e mantém a eficiência na aferição do consumo”, afirmou.
A troca do medidor é gratuita e os moradores dos bairros citados já receberam a notificação junto à conta de água, avisando sobre o serviço. O trabalho está sendo realizado por técnicos do Dmae, identificados com crachá, uniforme e veículo (motocicleta) da autarquia. Caso o morador tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com o setor de hidrometria pelo número 115.