O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), por meio da sua diretoria de Planejamento, realizou, nesta sexta-feira (11), uma reunião com entidades do setor da construção civil para apresentar as diretrizes da proposta de coparticipação em sistemas de infraestrutura de saneamento. A autarquia vai receber, dos participantes, sugestões até o próximo dia 23 de novembro para concluir a proposta e encaminhar à Agência de Regulação dos Serviços de Saneamento Básico de Uberlândia (Aresan), que fará o ato normativo.
De acordo com a diretora de Planejamento do Dmae, Angélica Spirandelli, a coparticipação consiste numa iniciativa conjunta entre o Dmae e os empreendedores que desejam antecipar a execução das obras de infraestrutura de saneamento para uma determinada região na cidade, previstas no Plano Diretor e no Plano Municipal de Saneamento. “A ampliação de uma rede de distribuição de água para um determinado setor de Uberlândia, com a instalação de uma adutora, por exemplo, que seria executada daqui a 10 anos conforme o plano diretor, poderá ser antecipada por meio da coparticipação de empreendedores com loteamento no setor”.
Na reunião, foram apresentados detalhes dessa ação com as responsabilidades, e percentual da participação de cada empreendedor conforme o empreendimento em determinada região da cidade. “O objetivo da proposta é organizar e planejar a antecipação das possíveis obras de infraestrutura do saneamento referente à distribuição de água, coleta e transporte de esgoto, e drenagem e manejo das águas pluviais”, afirmou Angélica Spirandelli.
O presidente da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Aelo Tap), Leandro de Souza Cecílio, destacou que a iniciativa do Dmae foi bem-vinda e esclareceu detalhes da coparticipação. “A reunião apresentou como vai funcionar a nossa coparticipação com transparência, já que temos previsibilidade de investimento. A Aelo Tap está ao lado do poder público no desenvolvimento da cidade de forma justa, equilibrada e coesa”.
Além da Aelo Tap, participaram da reunião representantes da Aciub, Asseng, Caixa, Crea Minas, e Sinduscon-Tap. As sugestões para elaboração da proposta final poderão ser enviadas até o próximo dia 23 de novembro para o email: contribuicoes.cooparticipacao.infraestruturadesaneamento@uberlandia.mg.gov.br