Buscando promover acessibilidade e inclusão às pessoas com deficiências auditivas e visuais, a Prefeitura de Uberlândia promoveu, neste sábado (12), no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, o II Fórum Novembro Branco e Vermelho sobre surdocegueira. O evento, organizado pela Escola de Governo da Prefeitura, contou com a presença de palestrantes e de um público de, aproximadamente, 100 inscritos que participaram da programação.
As apresentações e debates abordaram questões pertinentes às experiências, desafios e perspectivas para as especificidades da população surdocega de Uberlândia e região. O Fórum ainda objetivou suscitar a conscientização da sociedade sobre a surdocegueira como deficiência única, de modo a estimular a discussão de ideias que pudessem ampliar o conhecimento sobre o tema.
“Somente através da divulgação, do conhecimento e rompimento das barreiras preconceituosas é que conseguiremos promover a inclusão de todas as pessoas na sociedade. Precisamos entender mais sobre essa condição específica dos sentidos para melhorarmos a acessibilidade que, por exemplo, a cidade pode oferecer para a inclusão dessas pessoas”, ponderou o diretor de acessibilidade da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Idari Alves.
Entre os palestrantes convidados pela Prefeitura para mediar as discussões e apontamentos sobre a temática da surdocegueira estiveram: Iury Moraes, Elemregina Moraes, Anderson Claiton, Lisley Cristina e Elizabeth de Castro. Além das palestras, o Fórum também contou com apresentação musical da banda Absurdos e com uma oficina em seu encerramento.