Notícias

Caminhão Castramóvel faz esterilizações e microchipagem gratuitas de cães e gatos no distrito de Miraporanga

14 de novembro de 2022

A política pública de castração e microchipagem de cães e gatos chegou ao distrito de Miraporanga nesta segunda-feira (14). Viabilizados pela Prefeitura de Uberlândia, os atendimentos do Caminhão Castramóvel são realizados de forma gratuita, com realização de clínicas credenciadas.

Nesta primeira etapa, são 80 procedimentos semanalmente, totalizando 320 por mês. A estimativa é realizar 3,8 mil esterilizações anualmente, com suporte da instituição credenciada “SOS PET”. Na sequência, a programação prevê atendimentos em Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama. 

 Para os atendimentos hoje e amanhã (15) em Miraporanga, os tutores de cães e gatos cadastrados nos pontos fixos ou via portal da Prefeitura foram convocados com dia e horário do procedimento por ligação telefônica ou SMS. Também são orientados quanto aos cuidados pré-operatórios (confira lista abaixo).

 Totalmente gratuitos, os atendimentos começam com checagem do cadastro e assinatura de termo de responsabilidade. Os animais são submetidos a avaliação com médico veterinário antes da anestesia. Estando aptos, são encaminhados para o centro cirúrgico situado no Castramóvel. Logo após, são encaminhados para sala de pós-operatório, onde permanecem por aproximadamente uma hora, até despertarem.

 A população pode continuar buscando os pontos físicos para o cadastro, que também pode ser feito onlineConfira os pontos fixos de cadastramento e a programação de novembro abaixo.

<strong>Caminhão Castramóvel faz esterilizações e microchipagem gratuitas de cães e gatos no distrito de Miraporanga</strong> 1
Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU 

Atenção ampla

O gerente de projetos e execução de políticas públicas na área de proteção e bem-estar animal, Amado Júnior, explica que a gestão municipal também oferece gratuitamente nos distritos: roupas cirúrgicas para fêmeas, colar Elizabetano para machos e medicação completa de ampla duração. 

 “Nossa intenção é focar nos principais pilares que são: a castração, combate ao abandono e a educação, que juntas resolvem o problema e fazem atendermos nosso município da melhor forma possível. A saúde pública vem em primeiro lugar, porque são várias doenças de zoonoses evitadas”, pontuou.

Área urbana

Além do Castramóvel, as esterilizações ocorrem em toda cidade. O município já castrou quase 1,8 mil cães e gatos, desde a assinatura da ordem de serviço – em 22 de agosto deste ano – que firma parceria com a mesma Ong e com a Clínica Veterinária Pet House para a realização do procedimento em animais resgatados pelas instituições e protetores.

Cuidados pré-operatório para cães e gatos:

– Como a castração é uma cirurgia, o animal deve estar em boas condições físicas, não pode estar com diarreia ou vômito. A avaliação final será feita pelo veterinário. 

– No dia da cirurgia, o animal deverá estar de jejum de água e alimentos pelo menos 8h antes. 

– Todos os caninos devem estar de coleira e guia para evitar brigas e fugas; os menos sociáveis, com focinheira. 

– Felinos devem ser levados em caixas apropriadas de transporte para evitar fugas. 

– O tutor ou responsável pelo animal deverá apresentar documento de identificação com foto. 

– Animais com idade entre 5 meses e 8 anos. 

– Recomenda-se dar banho nos caninos um dia antes da cirurgia, para eliminação de pulgas e carrapatos.

– Levar manta ou cobertor para manter o animal aquecido após a cirurgia. 

Programação dos próximos pontos – Castramóvel

·Dias 14 e 15: Miraporanga

·Dias 21 e 22: Cruzeiro dos Peixotos

·Dias 28 e 29: Tapuirama

Tutores cadastrados receberão previamente via SMS ou por ligação, o aviso da castração ressaltando a data, horário e local.  

Cadastramento em pontos fixos

Martinésia:

·Mercearia do Francisquinho – Av. Luzia Alves Borges, 48

·Escola Municipal Antônio Martins da Silva – Av. Luzia Alves Borges s/n°

·Lucélia – Rua. Eletério Batista, 6

Miraporanga

·Sargento Jairo – Rua Abadia, 381

·Escola Municipal Domingas Camin – Av. do Comércio, 263

Cruzeiro dos Peixotos

·Devanir – Av. José Camin, 490

Tapuirama

·Suzicarlei – Rua Melo Montes, 195

Veja Também