A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia já iniciou as ações para a “Black Friday”, que neste ano acontece no dia 25 de novembro. Como forma de prevenção à prática de preços abusivos, o foco são as lojas de eletroeletrônicos, livrarias, lanchonetes fast-food e plataformas de venda, que estão recebendo a visita dos fiscais para orientação sobre a precificação correta e as formas de pagamento.
De acordo com Elisabeth Ribeiro, superintendente do Procon, a ação da Black Friday visa orientar e fiscalizar se o lojista está desenvolvendo suas atividades de acordo com as normas do município, se mantém de forma adequada a precificação de vitrines e interior de loja, assim como a exposição de placas informativas, se possui exemplar do Código de Defesa do Consumidor, entre outros itens.
Na semana passada, o trabalho iniciou com orientação aos lojistas do Terminal Central e, nesta semana, segue nos dois maiores shoppings da cidade, além de lojas virtuais e comércio da região central.
Além do trabalho realizado com os comerciantes, a unidade do Procon Móvel vai se concentrar no setor Central para atendimento ao consumidor. Nesta semana (dias 16, 17 e 18) o atendimento está posicionado no Terminal Central e, nas duas últimas semanas do mês, ficará na praça Tubal Vilela. “Estaremos em pontos estratégicos para auxiliar e orientar o consumidor em caso de dúvidas e para que não caia em falsas promoções”.
Dúvidas
Em caso de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com o Procon pelo telefone 151. Para registrar reclamação, use o faleprocon.uberlandia.mg.gov.br. A sede do órgão fica na avenida Benjamin Magalhães, 3, Tibery. A Superintendência funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.