Em atenção ao bem-estar animal, a Prefeitura de Uberlândia firmou convênio de cooperação mútua com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a criação e implantação do Programa de Assistência Médico Veterinária para o Município. Serão oferecidos, gratuitamente, procedimentos a cães e gatos resgatados em situação de urgência e emergência, sejam eles vítimas de atropelamentos ou maus tratos com demonstração de violência física. O projeto formaliza também a assistência médico-veterinária aos animais do Zoológico Municipal.
“É com orgulho que viabilizamos esse projeto junto ao Hospital Veterinário, ampliando a assistência aos tutores de cães e gatos, ONGs e órgãos de salvamento. Os animais poderão contar com atendimento de qualidade. A causa animal também é uma causa nossa e seguiremos buscando alternativas nesse sentido. Há muito tempo essa é uma demanda do nosso povo e vem a somar com as políticas públicas que temos implantado para auxiliar a causa animal. Por meio do nosso convênio de castrações e microchipagens, por exemplo, já conseguimos chegar aos distritos de Uberlândia e a outros locais que essas ações ainda não tinham chegado”, considerou o prefeito.
Orçado em R$ 500 mil, o projeto tem vigência de 12 meses, com início na sexta-feira (18). A assinatura do acordo foi realizada na tarde desta quinta-feira (17), no Centro Administrativo Municipal. A aplicação dos recursos do Executivo para a instituição de saúde animal será feita conforme demanda, de acordo com a tabela de procedimentos padronizada pelo HV-UFU. O convênio foi firmado com a presença do prefeito Odelmo Leão; o vice-reitor da UFU, Carlos Henrique Martins; o diretor do Hospital Veterinário da UFU (HV-UFU), Diego José Zanzarini Delfiol; o presidente da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário (Fundap), Valter Marcelino Cabral; secretários municipais, representantes de ONGs e órgãos de salvamento e outras autoridades.
Os atendimentos serão realizados em dias de semana, das 7h às 17h, em conformidade com o horário de funcionamento do HV-UFU. Os encaminhamentos dos animais poderão ser feitos por munícipes, ONGs, órgãos de salvamento e forças de segurança pública. A procura pelo hospital veterinário só deve ocorrer para casos comprovados em que há animais de rua resgatados vítimas de atropelamento ou de maus tratos com violência física. São previstos exames, consultas médico-veterinárias, medicação e alimentação durante a internação em horário de atendimento, além dos demais procedimentos previstos na tabela do HV-UFU.
Premissas e responsabilidade
Para atendimento, serão exigidos o preenchimento de declaração de ocorrência para os casos de atropelamentos, boletim de ocorrência para os animais vítimas de maus tratos com comprovação de violência física e termo de responsabilidade sobre o animal em ambos os casos. O HV-UFU também poderá exigir apresentação de documentação dos responsáveis. As premissas visam garantir o direcionamento adequado dos procedimentos e evitar o abandono.
Atendimento ao Zoológico
Situado no complexo do Parque do Sabiá, o Zoológico Municipal é um centro de recuperação e cuidado para cerca de 200 animais silvestres que não possuem condição de integrar o seu habitat. Todos os animais recebidos pelo zoológico são resgatados e doados por órgãos competentes, após análise de suas condições clínicas e biológicas. A parceria com o HV-UFU será um importante complemento aos atendimentos já realizados pela equipe médico-veterinária do Zoológico, composta por duas médicas veterinárias e uma bióloga.