Notícias

Programação terá cinco dias de atividades com palestras, visitas à ETA Capim Branco e comemorações na sede da autarquia
18 de novembro de 2022
COMUNICAÇÃO DMAE

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) comemora 55 anos no próximo dia 23 com uma programação especial na semana de 21 a 25 de novembro. O destaque está nas iniciativas de sustentabilidade e na história do saneamento em Uberlândia. A cidade é a primeira de Minas Gerais no Ranking Trata Brasil de Saneamento e neste ano ocupa a vice-liderança em nível nacional.

Dentre as ações estão o plantio de 55 mudas de ipês na área de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco. Solenidade em homenagem aos servidores com mais tempo de casa e aos aposentados. Visitas à ETA, palestras educativas destacando o início do saneamento em Uberlândia e sua evolução que hoje conta com tratamento de água, tratamento de esgoto, coleta de lixo, drenagem pluvial, recuperação de nascentes e educação ambiental.

O diretor-geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, afirma que é motivo de orgulho estar à frente do Dmae nas comemorações dos 55 anos. “Hoje, a autarquia é referência nacional graças aos esforços de muitos que passaram pelo Dmae e pela prefeitura de Uberlândia ao longo dos anos”, disse e acrescentou que, “o empenho dos servidores e colaboradores, têm sido essencial para a cidade alcançar status de referência em saneamento”.

Atualmente, o Dmae conta com três estações de tratamento de água e 14 Centros de Reservação. Também entram na lista uma estação principal de tratamento de esgoto, a ETE Uberabinha, outras duas secundárias, a ETE Aclimação e a ETE Marielza e mais de 70 estações elevatórias de esgoto e atendimento de saneamento nos quatros distritos da cidade com abastecimento e tratamento de esgoto.

Confira a programação de aniversário:

Segunda-feira (21)

8h – Palestra do PEAC – A história do Saneamento em Uberlândia

Local – Auditório do Dmae

Terça-feira (22)

8h30 – Palestra do PEAC – A história do Saneamento em Uberlândia

Local – Auditório do Dmae

9h – Plantio de 55 mudas de Ipês na Captação do Sistema Capim Branco

19h – Sessão do Cine Água – para alunos do EJA

Local – E. M. Ladário Teixeira

Quarta-feira (23)

8h30 – Palestra do PEAC – A história do Saneamento em Uberlândia

Local – Auditório do Dmae

16h – Solenidade de comemoração do aniversário com apresentação da banda da polícia Militar e homenagem aos servidores mais antigos na ativa e já aposentados.

Quinta-feira (24)

Manhã

8h30 – Palestra do PEAC – A história do Saneamento em Uberlândia

Local – Auditório do Dmae

Sexta-feira (25)

Manhã

8h – Visita ETA Capim Branco – alunos do curso de Saúde Coletiva da UFU

Local: ETA Capim Branco.

Veja Também