Notícias

Futel homenageia paratletas que se destacaram em 2022

Evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (18), no salão nobre do Sesi Gravatás
18 de novembro de 2022

A coordenação de paradesporto da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) promoveu, nesta sexta-feira (18), uma solenidade em homenagem aos paratletas que se destacaram ao longo do ano nas modalidades de atletismo, halterofilismo, bocha, parabdminton e iniciação em natação paralímpica.

O evento foi realizado no salão nobre do Sesi e também homenageou quatro associações parceiras: Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi) e Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo (Adevitrim).

No total, foram homenageados 55 paratletas das associações parceiras da Futel, sendo 41 do atletismo, nove do halterofilismo, dois do bocha, dois da iniciação em natação paralímpica e um do parabdminton. “Esse é um momento de reconhecimento a todo o trabalho desenvolvido pelos paratletas ao longo de 2022, sempre com comprometimento, dedicação e leveza. São pessoas inspiradoras e grandes vencedores dentro e fora do esporte”, disse a coordenadora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa.

Entre os paratletas homenageados está Mauro Evaristo, um dos principais nomes do atletismo paralímpico brasileiro na atualidade. “Esse tipo de iniciativa é muito importante e nos dá ainda mais motivação para continuar. Agradeço à Futel não só pela homenagem, mas por todo o suporte que nos dá”, destacou.

Pela Futel, quem recebeu a homenagem foi o diretor geral Edson Zanatta. “A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, não mede esforços para oferecer as condições adequadas para que nossos paratletas treinem e participem de competições. Não por acaso, hoje a cidade é referência nacional em paradesporto e tem alguns dos principais nomes do país em diversas modalidades”, completou.

Apoio ao paradesporto

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, oferece as modalidades de atletismo, bocha, goalball, halterofilismo, natação e parabadminton, tanto na iniciação esportiva quanto no alto rendimento. Para isso, disponibiliza a estrutura do Sesi Gravatás e do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), e fornece atendimento fisioterapêutico e treinamento para acompanhar os paratletas em treinos e competições.

Hoje, Uberlândia é referência em paradesporto, com importantes conquistas nacionais e internacionais em diversas modalidades. Somente nos últimos meses, por exemplo, a equipe CDDU/Futel/Praia Clube conquistou 26 medalhas no Meeting de Halterofilismo Paralímpico, 12 no Meeting de Atletismo Paralímpico e uma no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica. Já a Aparu/Futel/Praia Clube conquistou 96 medalhas no Meeting de Atletismo Paralímpico e duas  no  Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica.

<strong>Futel homenageia paratletas que se destacaram em 2022</strong> 1

Além de todo esse apoio, a Futel faz repasses a cinco entidades: CDDU, Aparu, Adeviudi, Adevitrim e Associação dos Surdos e Mudos de Uberlândia (Asul), totalizando R$ 211,2 mil somente em 2022, valor que deve ter um aumento de 23,1% em 2023, quando passará para R$ 260 mil.

Veja Também