O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) comemorou, neste dia 23 de novembro, 55 anos de sua fundação. A autarquia realizou uma solenidade especial na sua sede para prestar homenagem aos servidores e, na ocasião, foram entregues certificados de reconhecimento para os quatro mais antigos e quatro aposentados. A iniciativa marcou o empenho de todos na história do Dmae, que hoje ocupa lugar de destaque em nível nacional na área do saneamento.
O prefeito Odelmo Leão esteve presente e ressaltou a importância da homenagem aos servidores e destacou os investimentos contínuos da autarquia no saneamento da cidade. “Temos um esforço conjunto ao longo de todos esses anos, com diferentes administrações que aprimoraram o trabalho do Dmae, e os nossos servidores são o exemplo desse esforço. Uberlândia se destaca nesse setor como resultado do trabalho desses profissionais de todos os setores”, afirmou.
Já o diretor-geral da autarquia, Adicionaldo dos Reis Cardoso, disse estar orgulhoso de estar à frente da instituição nesta comemoração dos 55 anos, “O Dmae hoje é referência nacional graças aos esforços de muitos que passaram pela instituição e contribuíram com a história do saneamento na cidade”.
O agente comercial Nilson Mendonça, desde 1982 na autarquia, afirmou que a homenagem foi muito importante para ele. “Sou grato de receber este reconhecimento nos 55 anos do Dmae. Aqui tenho muitos amigos, um ajudando o outro sempre”.
Reconhecimento nacional
Uberlândia é a primeira de Minas Gerais no Ranking Trata Brasil de Saneamento e, neste ano, ocupa a vice-liderança em nível nacional. A autarquia segue com investimentos na reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha e na interligação entre os sistemas de abastecimento Sucupira, Bom Jardim e Capim Branco.
Atualmente, o Dmae conta com três estações de tratamento de água e 14 Centros de Reservação. Também entram na lista uma estação principal de tratamento de esgoto, a ETE Uberabinha, outras duas secundárias, a ETE Aclimação e a ETE Marielza e mais de 70 estações elevatórias de esgoto e atendimento de saneamento nos quatros distritos da cidade com abastecimento e tratamento de esgoto.