Notícias

Mais de 800 visitas técnicas e capacitações marcam Novo Agro em 2022

Programa da Prefeitura de Uberlândia estimulou economicamente pequenos produtores, que comercializaram mais de 30 mil kg/mês de produtos neste ano
24 de novembro de 2022

O Programa Novo Agro da Prefeitura de Uberlândia proporcionou mais de 800 visitas técnicas e orientativas para 85 interessados e trabalhadores da agroindústria de pequeno porte, agroecologia, avicultura caipira e aquicultura em 2022. O balanço foi apresentado neste mês pela Secretaria Municipal de Agronegócios, Economia e Inovação (Smae), em reunião com representantes entidades parceiras do programa.

Mais de 800 visitas técnicas e capacitações marcam Novo Agro em 2022 1
Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Além disso, foram mais de 370 horas de cursos e treinamentos gratuitos para fortificar os setores como:Boas Práticas de Manipulação, Custo de produção, Maturação em Queijos Minas Artesanal, Criação de animais aquáticos em tanques escavados, Técnica de produção de peixe com cultivo de hortaliças sem solo, Organização e mercado para Cooperativas, Biosseguridade, Agente de Turismo Rural, dentre outros.

Todo o apoio do programa estimulou economicamente os pequenos produtores, que comercializaram mais de 30 mil kg/ mês de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE) e outros mercados como supermercados, panificadoras e restaurantes.

De acordo com a secretária da pasta, Thalita Costa Jorge, os números comprovam o trabalho desemprenhado por toda equipe e parceiros. “É uma prestação de contas do que todos nós, ao lado de grandes parceiros, desenvolvemos ao longo deste ano e também para discutir projetos futuros que beneficiarão os produtores da região e consequentemente à sociedade. São números significativos de trabalhos realizados, de projetos que saíram do papel e que se tornaram em grandes ações transformadoras que incentivam a produção dos pequenos produtores rurais participantes do Novo Agro.”

Os parceiros do Novo Agro: Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Centro Universitário UNA, Emater, Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), Fazenda Experimental Água Limpa (UFU) Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Sebrae, Senac, Sesc, Senar, Sindicato Rural de Uberlândia e produtores rurais selecionados.

Política pública

A Prefeitura de Uberlândia também publicou um decreto para subsidiar barracas para feiras de produtores, com o subsídiode 60% e pagamento em 10 parcelas. Além disso, por meio da Smaei, também incentivoua participação na Feira Novo Agro no Parque do Sabiá para comercialização e divulgação de produtos elaborados pelos produtores participantes.

Outros destaques foram a implantação do Selo Novo Agro em rótulos dos produtos para destacar os produtores participantes do programa municipal. Além disso, foi produzido o Livro de Receitas da Roça, que será lançado em breve. Também foi elaborado e entregue um Caderno Técnico para controle das atividades na granja. Em 2022, o Turismo Rural ganhou destaque no portal da Prefeitura de Uberlândia. A página oferece informações sobre diversos estabelecimentos rurais voltados para o turismo.

Novo Agro em eventos 

A geração de renda também se deu com a participação de produtores do pilar agroindústria na Femec, realizado no Camaru entre os dias 22 e 25 de março deste ano, com resultado de R$13 mil em produtos comercializados. Durante a feira, frequentadores puderam conferir uma exposição de dados sobre experimento com basalto para mais de 70 mil visitantes. Na 1ª Semana do Produtor Rural, no dia 6 de julho, o programa municipal promoveu Palestras e Mesa Redonda com temas voltados para o desenvolvimento do setor rural do município.

Já no Camaru 2022, entre os dias 26 de agosto a 7 de setembro, crianças participaram de visitas guiadas na Fazendinha da Prefeitura, onde aprenderam sobre cadeia produtiva, alimentação saudável e sustentabilidade. Houve também a promoção de ações para Conscientização Ambiental. Foram apresentados trabalhos em agroecologia, aquicultura e avicultura caipira. Foram aproximadamente 3 mil visitantes.

Novo Agro

O Novo Agro é desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios, Economia e Inovação (SMAEI), e auxilia na potencialização de negócios rurais já existentes e implantação de novos empreendimentos rurais, gerando emprego, renda e melhoria da qualidade de vida. O Novo Agro trabalha com os pilares: agricultura de pequeno porte, agroindústrias de pequeno porte, avicultura caipira, agroecologia, aquicultura, turismo rural e gastronomia de identidade local.

Além da geração e do aumento de renda, o Novo Agro cria condições para que os pequenos produtores tenham acesso a recursos produtivos e insumos, conhecimento, serviços financeiros, mercados e oportunidades de agregação de valor.  O programa viabiliza também sistemas sustentáveis de produção de alimentos, implanta práticas agrícolas e aquicultura resilientes, promove cursos e treinamentos para capacitar os servidores municipais ligados à área rural e os produtores, estimula o resgate cultural, a preservação da identidade gastronômica e do patrimônio histórico e natural e o consumo dos produtos e serviços locais.

Veja Também