A Oficina Cultural abriu as portas na noite desta quinta (24) para o lançamento especial do projeto Decoloridades, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). A Sala Roberto Rezende, localizada no interior do espaço de cultura, recebeu artistas, celebridades negras da cidade e região e demais convidados que apreciaram a solenidade.
Revista Decoloridades
A programação contou o lançamento da revista cultural Decoloridades que traz nas páginas, a beleza da arte, da moda e dos trabalhos socioculturais da população negra. Houve também a palestra mais aguardada realizada pela curadora de moda do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Hanayrá Negreiros, que aterrizou nas terras uberlandenses para abrilhantar o evento.
“Fiquei feliz pelo convite, é a minha primeira vez na cidade e estou sendo muito bem recebida. E estar aqui é um momento de muita gratidão. A história das pessoas negras no Brasil é de muita luta, mas também de muita beleza e nada melhor que ressaltar tudo isso com arte. E moda também é um tipo de arte, no meu entendimento é um conceito de cultura onde pensamos a moda de família, essas ‘heranças’ que nos atravessam por muitas gerações e dar mais visibilidade a tudo isso é valorizar a nossa história”, destacou Hanayrá Negreiros.
Durante o lançamento, a diretora de Igualdade Racial da STMC, Pollyanna Fabrini, destacou a importância do projeto. “É um evento para ser apreciado por todo público negro e também por toda comunidade de Uberlândia. A Revista Decoloridades é uma obra pensada pela secretaria, ao lado de jornalistas e artistas independentes ,para trazer reflexões sobre o centenário da Arte Moderna, da semana de 1922, pra pensarmos onde estaria os artistas negros, a população negra neste processo. Então, estamos abordando vários debates, reflexões culturais e antirracistas. A revista está linda, primorosa e pode ser conferida gratuitamente, em formato digital, no Portal da Prefeitura.”
Confira a primeira edição da REVISTA DESCOLORIDADES (clique aqui)
Quem também marcou presença nesta noite especial foi Maria Luiza do Nascimento. Encantada com o evento, fez questão de registrar cada momento e garantir a selfie com Hanayrá Negreiro. “Está tudo muito lindo! Queria agradecer a secretária Monica Debs, todos os servidores da pasta, ao prefeito Odelmo Leão e nossa deputada federal Ana Paula por este evento. Sou organizadora do Concurso de Beleza Negra ‘Despertando Talentos’ e sei da importância de um projeto como este que enaltece o nosso povo. A moda não é apenas a roupa, é um conjunto que demonstra a história, os valores, o empoderamento, a estrutura cultural da população. Estou muito feliz de estar aqui ao lado de pessoas tão valiosas”.
Homenagem AfroAtitudes
A SMCT também organizou neste ano, uma homenagem com caráter de reconhecimento de atitudes, projetos e atividades culturais que assumiram o compromisso com a promoção da igualdade racial na cidade.
Foi aberto um canal de consulta pública para que a própria comunidade indicasse o nome e a ação a serem valorizadas nas diversas categorias socioculturais (clique aqui).
Tal consulta serviu como caráter norteador para que Pessoas Físicas, jurídicas ou Organizações da Sociedade Civil (OSC), pudessem ser indicados para receberem as honrarias. Os noves selecionados homenageados foram:
*Andrea Félix – (Cultura hip hop)
*Carlos Alberto Batista da Silva (Mestre Urso)
*Cleudson da Silva Rodrigues (Mestre Angola)
*Evânio Bezerra da Costa (Jimmy Rus)
*Mãe Irene (Tenda Coração de Jesus)
*Maria Luiza do Nascimento (Projeto Beleza Negra)
*Natania Borges (Música)
*Ponto de Cultura Marujo Azul de Maio (AZM)
*Professor Wander Rodrigues (Dança)