Notícias

Prefeitura inicia vacinação contra Covid-19 em crianças acima de 6 meses

Esquema especial foi montado para atender a população
25 de novembro de 2022

 A manhã ainda estava começando, não eram oito horas, mas a enfermeira Marília Cristina Berardi já aguardava a vez de seu filho, Lucca, ser vacinado contra a Covid-19 na Unidade de Atendimento Integrado do bairro Pampulha (UAI Pampulha). Assim como ela, vários familiares começaram a levar suas crianças, com idade entre seis meses e três anos (dois anos, onze meses e vinte e nove dias), a alguma unidade municipal de saúde para iniciar o esquema de vacinação contra o coronavírus que a Prefeitura de Uberlândia passou a disponibilizar nesta sexta-feira (25).

Para Marília Berardi, poder vacinar o filho é uma mistura de confiança e esperança. “Eu e minha família confiamos nas vacinas, tomamos nossas doses e agora chegou a vez de imunizar as crianças. Isto é maravilhoso e temos a esperança que está próximo o dia de nos livrarmos desta pandemia”, disse.

Para atender a população de forma abrangente em toda a cidade, o Programa Municipal de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), adotou unidades de referência em cada setor da cidade para aplicar as vacinas. O imunizante para o grupo de seis meses a três anos é a Pfizer infantil, com esquema composto de três doses, sendo: intervalo de quatro semanas entre as duas primeiras doses e de 8 semanas entre a segunda e a terceira dose. Segundo o Ministério da Saúde, a administração da vacinação contra a Covid-19 deste grupo pode ser feito simultaneamente com outros imunizantes do calendário vacinal.

“Agora temos a implantação desta vacina tão especial para esta faixa etária que ainda não estava contemplada. A proteção das crianças também é de grande importância, pois sabemos de casos entre elas que causaram óbitos ou complicações até mesmo em casos assintomáticos”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira.

A Prefeitura informa também que as doses de crianças (5 a 11 anos), reforço de adolescentes (12 a 17 anos) e gestantes, devido à quantidade recebida, também acontecerão nas unidades de referência selecionadas. Já as doses de reforço da vacina contra a Covid-19 dos adultos (acima de 30 anos) continuam sendo administradas normalmente nas 74 salas de vacina da rede municipal de saúde.

Esquema de vacinação em unidades de referência:

  SegundaAmbulatório UAI Martins (8h às 21h)
UBSF Shopping Park I, II III (7h30 às 16h30)
Ambulatório UAI Planalto (8h às 21h)
UBSF Dom Almir (7h30 às 16h30)
  TerçaUBS N. S das Graças (8h às 18h30)
UBSF São Jorge II e III (7h30 às 16h30)
UBSF Monte Hebron (7h30 às 16h30)
Ambulatório UAI Tibery (8h às 21h)
  QuartaUBS Brasil (8h às 21h)
 Ambulatório UAI Pampulha (8h às 21h) Ambulatório UAI Luizote (8h às 21h)UBS Custódio (8h às 18h30)
  Quinta UBS Roosevelt (8h às 21h)
 UBS Patrimônio (8h às 18h30)UBS Tocantins (8h às 21h)
Ambulatório UAI Tibery (8h às 21h)
 SextaAmbulatório UAI Martins (8h às 21h)
Ambulatório UAI Pampulha (8h às 21h)
Ambulatório UAI Planalto (8h às 21h)
 UBS Custódio (8h às 18h30)

Confira o endereço das unidades aqui.

Veja Também