Notícias

Procon Uberlândia realiza Operação Black Friday nesta sexta-feira (25)

Órgão esclarece dúvidas dos consumidores sobre possíveis fraudes; unidade móvel do Procon fica na Tubal Vilela até dia 02 de dezembro
25 de novembro de 2022
Foto: Procon

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia intensificou, nesta sexta-feira (25), a fiscalização e orientação da Black Friday em estabelecimentos comerciais. Desde o início do mês, o órgão já está trabalhando com os fornecedores em pontos comerciais de grande movimentação para garantir que o Código de Defesa do Consumidor seja cumprido.

Desde o início das ações até esta sexta-feira, 784 estabelecimentos foram inspecionados e orientados pelo Procon. A maioria das irregularidades encontradas pelos agentes foram divergência no preço dos produtos em exposição e ausência de precificação. Em uma das lojas fiscalizadas, houve apreensão de produtos de beleza com prazo de validade expirado e o estabelecimento autuado. Além disso, vários estabelecimentos não possuíam o cartaz informando os contatos do Procon e o exemplar do Código de Defesa do Consumidor à disposição dos consumidores.

Como forma de prevenção à prática de preços abusivos, diversos estabelecimentos comerciais foram visitados pelo Procon no decorrer do mês. Também foi realizado o monitoramento de preços de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para que o consumidor saiba se as ofertas realmente cumprem o desconto anunciado. Além disso, o núcleo exclusivo de fiscalização do Procon visitou endereços virtuais a fim de encontrar possíveis irregularidades.

Segundo Elisabeth Ribeiro, superintendente do Procon Uberlândia, é importante verificar se realmente os valores dos produtos ofertados na Black Fridayestão menores e não fazer compras por impulso. “Não se deve comprar pelo apelo de marketing da data, é essencial ver se o valor compensa e também a real necessidade do produto”.

Orientação

Para reforçar o trabalho de orientação e abertura de reclamações, a van do Procon Móvel está estacionada no setor Central, na praça Tubal Vilela, desde o início desta semana e fica até dia 02/12. “Com a Black e a aproximação do fim do ano, intensificamos nossas ações no Centro para auxiliar o consumidor que possui dúvidas e precisa de orientação correta”, explica Elisabeth Ribeiro.

Veja Também