Notícias

Peixe na Rede amplia valor nutricional da merenda escolar

Projeto piloto está sendo oferecido em 10 escolas municipais de ensino fundamental
30 de novembro de 2022
Cleiton Borges - Secom / PMU

O Projeto Peixe na Rede é um sucesso nas escolas da Prefeitura de Uberlândia. Isto pode ser constatado quando a merenda é servida aos alunos e o filé de tilápia faz parte do cardápio do dia. Implantado no mês de setembro pela Secretaria Municipal de Educação como projeto piloto em 10 escolas municipais, a iniciativa oferece filé de tilápia como opção no cardápio escolar, promovendo diversificação e enriquecimento alimentar, além de benefícios nutricionais.

Na Escola Municipal Professor Ladário Teixeira, no bairro Nossa Senhora das Graças, o pescado é consumido com gosto pelos alunos. Para a estudante Ana Laura Miranda Costa, do 7º ano, a inclusão da iguaria é muito positiva. “A gente gosta das novidades e a merenda é sempre muito boa pra todos os alunos, principalmente pra quem não tem uma alimentação completa em casa. É na escola que muitos conseguem fazer este complemento”, disse.

Assim como ela, os mais de 850 estudantes da unidade escolar aprovaram a novidade. “Todos ficam eufóricos quando sabem que serviremos tilápia. Esta aceitação comprova que as escolas municipais são parceiras das famílias na alimentação do dia a dia. Nossa merenda é muito bem organizada e nutricionalmente balanceada, capaz de motivar os alunos a consumirem uma diversidade maior de alimentos”, destacou o diretor da Escola Ladário Teixeira, Cidelmar dos Reis Pereira.  

<strong>Peixe na Rede amplia valor nutricional da merenda escolar</strong> 1
Cleiton Borges – Secom / PMU

Projeto Peixe na Rede

O Peixe na Rede faz parte de ações contínuas do governo municipal para sempre melhorar a alimentação escolar. Antes de incluir o filé de tilápia foi feita uma conscientização junto aos estudantes sobre a importância da variedade alimentar e dos valores nutricionais. No caso do pescado, ele é usado até mesmo de forma interdisciplinar, como fonema nas aulas de Português e cadeia alimentar e anatomia na disciplina de Ciências.

Com a proposta de despertar o paladar dos alunos, o filé de tilápia é servido de várias formas, sendo elas, molho, assado, empanado ou em escondidinho de mandioca, sempre acompanhado de saladas. Para chegar a este ponto, a SME montou um esquema de testes e preparação, como testes de qualidade do pescado, treinamento de servidores envolvidos na confecção da merenda, assim como armazenamento do alimento ainda cru.

“Estamos sempre fazendo o possível para oferecer uma ótima merenda escolar e proporcionar hábitos mais saudáveis aos nossos estudantes”, disse a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.

Compartilhe:

Veja Também