Tem início hoje (1º) a exposição “Caminhos dos Presépios” em quatro espaços da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Definidas por meio de edital, as categorias “Tradicional” e “Não tradicional”, contemplam 11 presépios, e um presépio extra feito por uma artista convidada. As exposições ocorrem na Casa da Cultura, Oficina Cultural, Museu Municipal e Centro Municipal de Cultura até o dia 6 de janeiro.
Na categoria “Tradicional”, estão presentes presépios que obrigatoriamente apresentem os 14 personagens da narrativa: Menino Jesus, virgem Maria, são José, os três reis magos, dois pastores, anjo, ovelha, galo, jumento, boi e estrela guia. Mas não foi necessária uma montagem clássica, no entanto todas as figuras devem aparecer na cena.
Já na categoria “Não tradicional” não é preciso ter todos os personagens, mas deve obedecer a seguinte especificação: as dimensões máximas de espaço ocupado são de 2 metros x 2 metros, com altura de 2 metros da peça mais alta e variação de 1,5 metro da peça mais baixa. A escolha das personagens contempladas no trabalho foi livre.
O objetivo é dinamizar e preservar a criação autoral de presépios natalinos, proporcionando um espaço para exposição dos trabalhos dos artistas locais e da região, despertando a criatividade e a memória das tradições populares do Natal.
CASA DA CULTURA
– Página da Vida por Beth Shimaru
– Na Lata por Alessandra Cunha – Ropre
– Natal em Termos de Guerra por Gilson Carrijo
– Fios que Contam Histórias por Maria Amélia Penteado
– Presépio Autoral por Darli de Oliveira (artista convidada)
OFICINA CULTURAL
– Presépio Autoral por Hélio Siqueira
MUSEU MUNICIPAL
– Presépios da América Latina – coleção de Marília Brasileiro Teixeira Vale (exposição convidada)
CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA
– Presépio Tradicional Mineiro por Candinho (área externa)
– Menino Jesus do Sertão por Vânia Armanda
– Cantiga para Amamentação por Paulo de Carvalho
– Jesus Amazônico, o reconciliador por Cíntia Cardoso
– Presépio de Roca por Hélio Siqueira