Notícias

Prefeitura aborda palestras de enfrentamento a violências para profissionais ligados à saúde

Programação, que fez parte do Ciclo de Palestras sobre formas de violência, debateu questões cotidianas que refletem o comportamento em sociedade
1 de dezembro de 2022
Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

A Secretaria Municipal de Saúde segue promovendo o I Ciclo de Palestras sobre formas de violência para servidores da Prefeitura de Uberlândia e demais profissionais de saúde de associações e entidades do município visando discutir formas de combate à violência no contexto profissional, de forma a auxiliar no atendimento à população. Nesta quinta-feira (1º), o auditório Cícero Diniz recebeu palestrantes e profissionais inscritos que debateram o tema da violência sob diferentes óticas.

Pela manhã, o assunto ‘Vigilância das causas externas de violência (física, psíquica, moral) e acidentes de trânsito’ contou com a apresentação das psicólogas Cleuza Medeiros, Daniela Perosi e Erica Florêncio, e do agente de segurança socioeducativo Fernando Pessoa. O momento foi voltado para a Equipe Multidisciplinar da Rede Municipal de Saúde (APS e AAE), conselheiros municipais de Saúde e profissionais das secretarias municipais de Educação e Trânsito e Transportes.

No período da tarde, foi a vez da psicóloga e pesquisadora das relações raciais, Sílvia Silva, ministrar a palestra ‘Violência Racial’ para profissionais da saúde que atuam na rede municipal e também em Organizações da Sociedade Civil (OSC’s). Durante o evento, houve ainda uma apresentação de capoeira do grupo Terra de Bamba, do mestre Gnomo.

<strong>Prefeitura aborda palestras de enfrentamento a violências para profissionais ligados à saúde</strong> 1
Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

“Quando falamos de violência, precisamos abordar sobre a questão do racismo, que fundou a violência estruturada em nosso país. Busquei ampliar as discussões acerca do conhecimento teórico/conceitual articulado com o momento de as pessoas poderem se ver dentro dessa história, para que elas pudessem discutir suas ações sobre esse tipo de violência. Precisamos transformar a questão racial em um tema cotidiano se quisermos uma sociedade melhor”, destacou Sílvia.

O I Ciclo de Palestras tem encerramento previsto para esta sexta-feira (2), quando a médica Ana Cláudia Arantes tratará sobre o ‘Enfrentamento à violência: cuidados paliativos e abordagem em saúde’. A palestra, assim como as demais que integraram a programação preparada pela Secretaria, também ocorrerá no auditório Cícero Diniz, a partir das 13h.

Veja Também