Notícias

Prefeitura de Uberlândia recebe visita da vigilância sanitária de Divinópolis

Durante a visita, representantes conheceram os processos de trabalho implantados, os laboratórios de análises e como funciona a informatização das solicitações
2 de dezembro de 2022

Desde o início da atual gestão municipal, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde para oferecer à comunidade atendimento de qualidade. A informatização e implementação de processos adotados pela Vigilância Sanitária são alguns dos motivos que tornaram o setor referência para outras localidades. Nesta semana, representantes de Divinópolis estiveram na cidade para conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe.

A Diretora de Vigilância em Saúde de Divinópolis, Érika Camargos Ferreira, e a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Tatiane Maria de Freitas, participaram de reuniões, nas quais foram apresentados os processos de trabalho e a informatização dos serviços, como a solicitação online de liberação do alvará sanitário e análise do projeto arquitetônico. Esse sistema diminui o tempo de tramitação dos processos e também facilita o acesso de quem solicita.

As representantes também conheceram o Laboratório de Controle de Qualidade em Saúde, responsável por realizar análises de água, análise de rotulagem de alimentos, dentre outras ações. “Ser referência para outras cidades retrata que trabalhamos constantemente em conformidade com as exigências da Anvisa e também devido aos nossos processos de trabalho desenvolvidos e nível de organização. Além disso, sempre é bom ter essa troca com outros profissionais, pois ambas as partes compartilham ideias”, destacou a coordenadora da Vigilância Sanitária de Uberlândia, Gilda Alves Correia.

Com equipes formadas por técnicos, especialistas e profissionais da saúde, é papel da Vigilância Sanitária promover e proteger a saúde da população por meio das fiscalizações, orientações e controle de qualidade dos produtos e serviços oferecidos na cidade. Além disso, é objetivo também da Visa conscientizar a população sobre seus direitos e hábitos saudáveis por meio de ações educativas. A Vigilância Sanitária atua em conformidade com as normas sanitárias vigentes, que estabelecem os parâmetros para o controle sanitário de produtos e serviços.

O atendimento da Vigilância Sanitária ocorre na avenida Floriano Peixoto, 1.125, bairro Aparecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é (34) 3213-6152.

Veja Também