Notícias

Encontro de Folia de Reis abre programação de Natal da Prefeitura de Uberlândia

Companhias se reuniram na tarde deste domingo (4) no Centro Municipal de Cultura, onde está montado um dos presépios públicos da cidade
4 de dezembro de 2022
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

A Prefeitura de Uberlândia realiza um trabalho constante de valorização da história e das tradições locais. Um exemplo disso é a promoção do Encontro de Folia de Reis, que aconteceu na tarde deste domingo (4) no Centro Municipal de Cultura. Organizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento abriu a programação de Natal na cidade.

Ao menos 12 companhias passaram pelo local desde às 13h. Em meio a cânticos e saudações, os grupos se apresentaram diante de um público formado por pessoas de todas as idades. Ponto alto do festejo, a chegada do reinado ao presépio que se encontra no mesmo local deixou muitos espectadores emocionados.

“A gente fica tocado por um gesto como esse. A gente, que é devoto, sente a fé fortalecida”, diz o aposentado José Francisco dos Anjos. Aos 81 anos, ele fez questão que os netos, Júlia, 6 anos, e Alfredo, de 7, acompanhassem a celebração.

Também chamada de Reisado e Festa de Santos Reis, a Folia de Reis é uma celebração de tradição católica de origem portuguesa e espanhola. O percurso feito pelas companhias resgata o simbolismo da visita dos três Reis Magos ao menino Jesus.

Veja Também